AMPLIAÇÃO DAS HABILIDADES LEITORAS: A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE

Autores

  • Fabia Santos Melo
  • Amanda Batista
  • Altemar José Santos

Palavras-chave:

Ensino. Leitura e escrita. Proficiência leitora.

Resumo

Fábia Santos Melo¹

Amanda Vieira Batista²

Altemar José dos Santos³

 

O presente trabalho pretende abordar o desenvolvimento de políticas e ações de leitura através do projeto “Olimpíada Literária e Cultural de Itabaianinha” realizado pela Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é capacitar os participantes à realização da leitura em profundidade, desenvolvendo a percepção, o senso de análise, reflexão e crítica acerca do que lê, possibilitando a melhoria no processo de produção textual. Será apontado também como se dá o processo da formação do leitor e o papel do professor nesse processo. A pesquisa foi realizada em turmas dos sextos aos nonos anos do Ensino Fundamental através de oficinas de leitura e produções desenvolvidas pelos professores da rede. Constatou-se que a maioria dos alunos têm dificuldades para compreensão de textos e que as atividades de leitura devem ser utilizadas de forma significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

desenvolver a prática da leitura e da escrita, da re-releitura e da re-reescrita sem a necessidade de decorar nomenclaturas (sejam elas as tradicionais ou as de alguma teoria moderna) nem de empreender exercícios mal formulados e incongruentes de análise e descrição mecânica dos fatos gramaticais, exercícios baseados em definições imprecisas e em métodos mais do que questionáveis (para não falar dos ”truques” e “macetes” que não têm fundamentação metodológica nenhuma!) (BAGNO, 2001, p. 65, grifos do autor).

um leitor competente sabe selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender as suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos. (PCN’s, 1998, p. 70)

Naspolini (2009, p.65) traz orientações de como trabalhar no desenvolvimento da competência leitora. Segundo essa autora, as atividades de ensino-aprendizagem da leitura são marcadas por alguns “critérios: a) devem acionar no leitor as estratégias de leitura: seleção, predição, inferência, autocontrole e autocorreção; b) devem despertar atenção e interesse para que o aluno se concentre durante todo o desenvolvimento da atividade”.

se a relação do professor com o texto não tiver um significado, se ele não for um bom leitor, são grandes as chances de que ele seja um mau professor. E, à semelhança do que ocorre com ele, são igualmente grandes os riscos de que o texto não apresente significado nenhum para os alunos, mesmo que eles respondam satisfatoriamente a todas as questões propostas. (LAJOLO, 1986, p. 53)

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Melo, F. S., Batista, A., & Santos, A. J. (2018). AMPLIAÇÃO DAS HABILIDADES LEITORAS: A FORMAÇÃO DO LEITOR COMPETENTE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8917

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes