O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE EM SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 1875-1890

Autores

  • Marcos Antônio do Monte Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Ensino secundário, profissão docente, Sergipe

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da profissão docente voltada ao ensino secundário da província de Sergipe, na segunda metade do século XIX, tomando como base os anos entre 1875-1890. A fim de apresentarmos algumas particularidades relacionadas a formação do professor, modo de ingresso no serviço público e as diferentes nomenclaturas pelas quais era denominado esse profissional naquele período. Para produção desse estudo foram analisadas fontes, tais como leis, decretos, jornais, dicionários da época e o primeiro livro de Atas do Atheneu Sergipense, além da utilização de bibliografias que versam sobre o tema abordado. A partir da análise dos mencionados documentos e escrita do estudo, pudemos perceber que os cargos do magistério público eram ocupados principalmente por pessoas das camadas sociais mais abastadas e que a forma de ingresso se dava por meio de nomeação ou concurso público.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

do Monte Santos, M. A. (2018). O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE EM SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 1875-1890. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8897

Edição

Seção

GT12 - História da Educação