UM NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: SESC PROJETO CARAVANA DA ESPERANÇA

Autores

  • Ana Paula dos Santos universidade tiradentes
  • Vanda Maria CamposSalmeron Dantas Universidade Tiradentes
  • Ada Augusta Celstino Bezerra Univiersidade Tiradentes

Palavras-chave:

, Estágio. Educação não-formal. Projeto social.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir acerca da importância da educação não-formal, como processo de transformação social do sujeito, através do acesso à cultura à cidadania ao lazer e à informação. Assim, especificamente, este trabalho é um estudo de caso que retrata um relato de experiência como estagiária da prática de educação não-forrmal que, há oito anos, vem sendo desenvolvida na Grande Aracaju: o Projeto Social Caravana da Esperança promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Arquidiocese de Aracaju, que tem como objetivo principal elaborar e executar projetos de ação social, de natureza sociopedagógica, destinado a crianças, adolescentes e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social. O presente artigo foi fundamentado em Gohn (1999 e 2006), Afonso (1989), e Libâneo (1999), e teve como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo.  Foi constatado que o Projeto Caravana da Esperança possibilita uma transformação social do sujeito.

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Biografia do Autor

Ana Paula dos Santos, universidade tiradentes

[1]  Pedagogia (UNIT) , professora de reforço escolar

Vanda Maria CamposSalmeron Dantas, Universidade Tiradentes

Mestre em Ciências Sociais (UFRN); Doutoranda em Educação (UNIT), professora da Universidade Tiradentes; professora da rede municipal de Aracaju; pesquisadora associada da Rede Feminista  de Estudos e Pesquisas sobre a mulher e as relações email:<vandasalmeron sociais de gênero (REDOR); pesquisadora do grupo de pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor GPGFOPUNIT/CNPQ. Membro da ANFOPE, vandasalmeron@yahoo.com.br.>

Ada Augusta Celstino Bezerra, Univiersidade Tiradentes

Pós-Doutora, Doutora e Mestra em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do PPED/Unit. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professores (GPGFOP/PPED/Unit/CNPq). Coordenadora do Observatório de Educação (OBEDUC/PPED/ Unit/ CAPES/INEP). Coordenadora Local do DINTER – PUCRS/Unit. Presidente ANFOPE / SE.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, A. P., CamposSalmeron Dantas, V. M., & Celstino Bezerra, A. A. (2018). UM NOVO OLHAR PARA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: SESC PROJETO CARAVANA DA ESPERANÇA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8889

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)