LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DA ATUALIDADE

Autores

  • NAILSON DOS SANTOS ALMEIDA FANEB - FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA
  • SUELY CRISTINA SILVA SOUZA FANEB - FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA
  • ADEILMA OLIVEIRA DA SILVA FANEB - FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Educação Infantil, Leitura

Resumo

A literatura infantil é de fundamental importância no processo de iniciação de leitura dos alunos dos anos iniciais, pois é a partir dela que os alunos irão descobrir o gosto e hábito de ler, além de permitir várias possibilidades de interpretação. Nessa perspectiva, este artigo tem por fim analisar a literatura infantil no processo de formação do leitor da Educação Infantil, além de mostrar os desafios na construção do ensino e aprendizagem nas escolas da atualidade. Para tanto, trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental. Os resultados apontam que o professor tem enfrentado grandes desafios para se trabalhar com a literatura no processo de formação do leitor, uma vez que se depara com grandes mudanças e uma delas é a inserção da tecnologia nas escolas da atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLURTON, C. New directions in education. In M. Tawfik (Org). The Word comunication and information. Paris: UNESCO, 1999.

BRASIL. Constituição, 1988. Constituição Federal, São Paulo: Lex, 1988.

BRASIL. Lei n° 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.

BRASIL. Mistério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. ¬¬¬¬¬Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua portuguesa. Brasília: Secretaria de educação fundamental, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura e linguagem. 4. ed. São Paulo: Quíron, 1986.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, analise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

GADOTTI, M. Perspectiva atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.

LAJOLO, Marisa. A formação do leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.

LEMLE, Míriam. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.

MELLO, Ana Maria Lisboa d. O texto literário: sugestões de aproveitamento do conto. Língua e literatura: teoria e pratica. Porto Alegre: Kuarup / Fapa, 1988.

ORLANDI. Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento. São Paulo, Brasiliense,1995.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento/ Magda Soares. 6. ed. 6° reimpressão.- São Paulo: Contexto, 2014.

VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? 2004. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de (org.). Práticas de Leitura e Escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 9. ed. São Paulo: Global, 1994.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

ALMEIDA, N. D. S., SOUZA, S. C. S., & SILVA, A. O. D. (2018). LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DA ATUALIDADE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8882

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes