ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM QUÍMICA

Autores

  • Elber Ricardo Alves dos Santos Universidad de la Empresa (FCED/UY) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Secretaria de Estado da Educação (SEED/SE)
  • Lenalda Dias dos Santos
  • Maria Clara Pinto Cruz

Palavras-chave:

Professor Reflexivo e Investigador, Formação Docente, Licenciados em Química.

Resumo

O presente estudo esteve centrado na análise da formação inicial de licenciados em Química de uma instituição privada de Ensino Superior da região nordeste do Brasil. Com isso, analisou-se a formação dos futuros professores no tocante à propiciação do desenvolvimento das dimensões reflexão e investigação sobre a própria prática pedagógica. Para o alcance dos objetivos propostos, foi construído um roteiro de entrevista semiestruturada aplicado aos professores formadores do curso. Os dados obtidos através da aplicação do roteiro foram analisados mediante o suporte teórico oferecido pela Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Observou-se que a instituição apresenta importantes contribuições para a formação docente numa perspectiva reflexiva e investigativa, porém, também conta com significativos empecilhos para a promoção desse tipo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, E. R. A., Dias dos Santos, L., & Pinto Cruz, M. C. (2018). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM QUÍMICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8854

Edição

Seção

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior