A DISCIPLINA DE “FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO” NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A)

Autores

  • Tathiana Santos Soares Universidade Federal de Sergipe
  • Andréia Bispo dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Fundamentos Sociológicos da Educação, Formação do Pedagogo (a).

Resumo

O presente artigo apresenta um breve conjunto de reflexões acerca da relevância da Disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação para o Curso de Pedagogia, buscando entender as contribuições da Sociologia da Educação na formação do(a) pedagogo(a). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto, evidenciando a relevância dessa disciplina no curso de formação de professores e analisar o papel da Sociologia da Educação no Curso de Pedagogia. Inicialmente, fizemos uma breve retrospectiva sobre o processo histórico da Disciplina de Sociologia da Educação, posterior entendemos a relevância da disciplina no curso, e por fim, as considerações finais que possibilitam entender a relevância da disciplina como componente curricular no curso de Pedagogia. Esse artigo teve uma abordagem qualitativa em educação e foi acompanhada pelos estudos bibliográficos que auxiliam no entendimento da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tathiana Santos Soares, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, bolsista da CNPQ. Membro do grupo de pesquisa GPEHI, liderado pela Professora Doutora Marizete Lucini.

Andréia Bispo dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS, Especialista em Docência do Ensino Superior com ênfase em Educação a Distância pela Faculdade Jardins. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre História do Ensino Superior – GREPHES/CNPq, liderado pela Professora Doutora Josefa Eliana Souza

Referências

CUNHA, M. A. de A. NUNES, C. M. F. O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur: como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor? Revista Tempos e Espaços em Educação, Aracaju v. 6, p. 11-20, jan./jun., 2011.

DURKHEIM, Emílio. Educação e sociedade. 7.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967. 91p.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002, 159p.

GOHN, Maria da Glória. Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo/SP, v.5, n. 26, p.95-117, jul./dez., 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 7. ed. – São Paulo, Cortez, 2004, 200p.

MATTAR, S. M. A Contribuição da Sociologia na Formação do pedagogo crítico. Anais doV ANPEd Sul, Curitiba. Pesquisa em educação e Compromisso Social. Curitiba: Universitária Champagnat, 2004.

NOGUEIRA, Maria Alice. MARQUES, Cláudio Martins Nogueira. Bourdieu& a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, 152p.

NOGUEIRA, Maria Alice. MARQUES, Cláudio Martins Nogueira. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas/SP, ano XXIII, n 78, p. 15-36, abr.2002.

OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum. Education, Maringá/PR, v.35, n. 2, p.179-189, jul./dez., 2013.

SILVEIRA, D. T; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.) Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31- 42.

STOER, Stephen R. Sociologia da educação e formação de professores. Educação, Sociedade & Culturas, Porto – Portugal, n.26, p.71-84, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Soares, T. S., & dos Santos, A. B. (2018). A DISCIPLINA DE “FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO” NA FORMAÇÃO DO(A) PEDAGOGO(A). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8843

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)