DA LITERATURA PARA O CINEMA: A ADAPTAÇÃO DA OBRA A HORA DA ESTRELA

Autores

  • Ray da Silva Santos Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Débora Wagner Pinto Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Adaptação, A Hora da Estrela.

Resumo

Nosso trabalho identificou e analisou algumas semelhanças e diferenças entre a obra literária A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e a adaptação cinematográfica homônima, de Suzana Amaral. Para tanto, discutimos brevemente a respeito da literatura clariceana e, posteriormente, conhecemos a sua obra literária A Hora da Estrela. Logo após, houve uma sucinta discussão sobre adaptação cinematográfica e, assim, com auxílio de fotogramas, analisamos a adaptação realizada por Suzana Amaral. A partir disso, entendemos que a literatura se materializa com a palavra literária (altamente subjetiva), o cinema, por sua vez, tem a imagem e o som como corpo. Cada uma das áreas representa o pensamento e tece suas narrativas utilizando recursos estéticos distintos, dessa maneira, na travessia da linguagem literária para a cinematográfica, os personagens, o enredo e os cenários do filme, por serem também construídos a partir da interpretação subjetiva da cineastra, ganham outras formas, características e cores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Washington Luís De Andrade. Macabéa vai ao Cinema: A Hora da Estrela e a travessia da linguagem literária para a cinematográfica. Brasília, 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade de Brasília – UnB.

BETTON, Gérard. Estética do cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução de Maria Lúcia Lopes da Silva. 1. ed. São Paulo, Gustavo Gili, 2013.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Contos. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro, Rocco, 1998.

MATIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. Lisboa: Dinalivro, 2005.

SANTOS, Ray da Silva; CARVALHO, Camila Ferreira de. A presença do inconsciente em Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector. CRÁTILO: revista de estudos linguísticos e literários, v. 10, p. 23-31, 2017.

SANTOS, Ray da Silva; FERREIRA, Sara Goretti; SANTOS, D. M.. LITERATURA E PSICANÁLISE: a presença do inconsciente na escrita de Clarice Lispector. In: 10 Encontro Internacional de Formação de Professores/11 Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional, 2017, ARACAJU. Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor. ARACAJU: UNIT, 2017.

STAMATO, Ana Beatriz Taube; STAFFA, Gabriela; VON ZEIDLER, Júlia Piccolo. A influência das cores na construção audiovisual. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação / XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Bauru – SP – 03 a 05/07/2013.

FILMOGRAFIA

AMARAL, Suzana. A Hora da Estrela. 1985. BRASIL Filme. Cor. 135min.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, R. da S., & Pinto, D. W. (2018). DA LITERATURA PARA O CINEMA: A ADAPTAÇÃO DA OBRA A HORA DA ESTRELA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8797

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes