TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE PARA O ENSINO CONTEMPORÃNEO

Autores

  • Lucília Inês Andrade Gomes Universidad Americana

Palavras-chave:

Interatividade. Tecnologias da Informação e Comunicação. Prática Pedagógica.

Resumo

Este artigo aborda a importância do conceito de interatividade os aspectos contemporâneos que a educação, sobretudo no contexto escolar, tem presenciado. Objetiva refletir sobre o conceito de interatividade, descrever as tecnologias de informação e comunicação de maneira crítica; apontar a importância de Paulo Freire para o contexto de interatividade, e abordar a Internet no ambiente escolar como recurso pedagógico. A metodologia utilizada foi a descritiva, sendo um estudo realizado a partir de uma revisão bibliográfica. Os principais resultados apontam para importância do debate sobre interatividade na educação, considerando, principalmente a Internet nas práticas pedagógicas. Como conclusão levanta novas indagações para futuras pesquisas e destaca a relevância de se potencializar a interação entre docentes e educandos por meio de ferramentas tecnológicas contextualizadas no contexto escolar como recursos pedagógicos interativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucília Inês Andrade Gomes, Universidad Americana

Doutoranda em Ciências da Educação na Universidad Americana (UA), Mestre em Geografia (UFBA), Especialista em Tutoria em Educação a Distância (UCAM), Especialista em Educação Ambiental (UCAM), Licenciada em Geografia (UFBA) e Pedagogia (FAC), Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sóciodigital (LTI) Universidade Federal de Sergipe-UFS. Servidora Pública do Município de Salvador/BA (SMED) e Servidora Pública do Estado da Bahia (SEC). E-mail: lu.gomess@hotmail.com

Referências

ALMEIDA, F. J. Educação e informática: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

BARATO, Jarbas Novelino. Escritos sobre tecnologia educacional e educação profissional. São Paulo: SENAC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCN. Brasília, 1999.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Org.). Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS ; Associação dos Geógrafos Brasileiros. 1998.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no Século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Ajudando seu aluno a estudar. Revista de Educação, Brasília, ano 33, n. 93, p. 3-4, maio 1994.

CYSNEIROS, Paulo G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, 1999.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. A boniteza de um sonho: aprender e ensinar com sentido. Abceducatio, ano 3, n. 17, p. 30-33, 2002.

GOMES, Lucília Inês Andrade. Mídias sociais on-line como recurso pedagógico: a formação dos professores e o uso de plataformas midiáticas no trabalho docente. 2017. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidad Americana, Assunção, Py, 2017.

KENSKI, Vani. M.. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas-SP: Papirus, 2003. (Série Prática Pedagógica).

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

MENDES, G. V. Informação X Conhecimento. Jornal da PUC-Campinas, ano 4, n. 62, 17 a 30 de março 2008. Informativo quinzenal da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

NEVES, Barbara Coelho. Fundamentos e agenda da inclusão digital na educação brasileira: aspectos teóricos, metodológicos e conceituais. 2015. 192 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/ 18469/1/TESE%20DE%20BARBARA%20COELHO%20NEVES_TIC%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2016.

PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista Farmecos. Jan. 2000, n.12, p. 81-92.

SETZER, Valdemar W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação - n. zero dez. 1999.

SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo, Loyola, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2002.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Gomes, L. I. A. (2018). TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A IMPORTÂNCIA DA INTERATIVIDADE PARA O ENSINO CONTEMPORÃNEO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8770

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias