DELEUZE: LINGUAGEM, POLÍTICA E VARIAÇÃO

Autores

  • EDSON PEIXOTO ANDRADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • EDILAMARA PEIXOTO DE ANDRADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • PEDRO AMARAL SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Linguística, Língua, Maioria, Minoria.

Resumo

A obra Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia se propõe a estudar as implicações da linguagem no ordenamento histórico-social por meio dos agenciamentos coletivos de enunciação, das palavras de ordem e das relações entre o plano do conteúdo (dos corpos) e da expressão (incorporais). Nesse sentido, o quarto platô analisa quatro postulados da linguística. No presente texto discorreremos a respeito do quarto postulado, analisando as suas consequências tanto no plano da língua (expressão) quanto no plano dos corpos (conteúdo). O texto se divide em quatro partes, a saber, primeira parte introdução; segunda parte, discussão acerca da relação linguística e política; terceira parte, línguas altas e baixas; quarta parte, as minorias. Para tanto, fez-se uma tentativa de apreensão dos movimentos do texto de Deleuze & Guattari, extraindo as principais propostas de discussão presentes no mesmo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDSON PEIXOTO ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Filosofia pelo PPGF/UFS, especialista em Metodologia do Ensino da História e da Geografia, licenciado em História pela Universidade de Uberaba, Bacharel em Psicologia pela Faculdade AGES, membro do GefilUFS (Grupo de Estudos de Filosofia da Linguagem da UFS), professor da Educação Básica no município de Paripiranga/BA. edsonpsique@yahoo.com.br

EDILAMARA PEIXOTO DE ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, licenciada em Letras pela Faculdade AGES, advogada, membro do GefilUFS (Grupo de Estudos de Filosofia da Linguagem da UFS). dilapa@bol.com.br.

PEDRO AMARAL SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Prof. Esp. em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Inglesa, pedagogo pela AGES, licenciado em Letras Português/Inglês pela UNIT, bacharel em Direito pela Faculdade AGES, professor da Educação Básica no Estado de Sergipe e no Município de Paripiranga/BA. pedroamaralpv@hotmail.com.

Referências

CHOMSKY, N. Lectures on government and binding. Dordrecht, Foris, 1981.

DELEUZE, G.; GUATARRI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Ed. 34, 1995.

____________. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

LABOV, William (1974). Estágios na aquisição do inglês standard. In.: FONSECA, M. e NEVES, M. (orgs.). Sociolinguística. Rio de Janeiro: Eldorado.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

ANDRADE, E. P., DE ANDRADE, E. P., & SOUZA, P. A. (2018). DELEUZE: LINGUAGEM, POLÍTICA E VARIAÇÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8737

Edição

Seção

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior