ETELVINA AMÁLIA DE SIQUEIRA (1862-1935)

Autores

  • Joseane Gonçalves da Silva Universidade Tiradentes
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes
  • Viviane Vieira Santos Matos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educadora, Província de Sergipe, Século XIX.

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo biográfico que tem como objetivo apresentar a trajetória histórica e bibliográfica de Etelvina Amália de Siqueira (1862-1935). Educadora itabaianense, atuante no cenário sergipano durante a passagem do século XIX para o século XX. Considerada como uma grande poetisa, contista, jornalista, oradora e principalmente declamadora brasileira, a professora ficou reconhecida por suas grandes obras que fizeram parte da campanha abolicionista na Sociedade Libertadora Sergipana, além de ser autora de vários hinos escolares. A poetisa foi um marco entre o rompimento na aceitação intelectual feminina e o preconceito em relação à figura da mulher na sociedade sergipana. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, teremos como base o Dicionário Bibliográfico Sergipano (GUARANÁ, 1925), bem como as referências bibliográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Gonçalves da Silva, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN).

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Professor PPG PLII e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes/UNIT e no Curso de licenciatura em História. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-ITP. Pesquisador associado aos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista (GHENO-PB), HISTEDBR (GT-PB) é líder do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN)

Viviane Vieira Santos Matos, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

da Silva, J. G., Ferronato, C. de J., & Matos, V. V. S. (2018). ETELVINA AMÁLIA DE SIQUEIRA (1862-1935). Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8720

Edição

Seção

GT12 - História da Educação