A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE PESSOAS SURDAS

Autores

Palavras-chave:

Surdez, Bilinguismo, Língua Portuguesa, Formação docente

Resumo

O trabalho em questão trata do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua por alunos surdos, refletindo sobre a inclusão destes nas salas de aula normais do ensino regular, sobre a formação inicial e continuada do professor de Letras – Vernáculas e não apenas de LIBRAS – e acerca da urgência de metodologias que tratem das especificidades linguísticas e culturais desse alunado. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apresenta uma revisão de literatura a partir de pesquisas que tratam da problemática e documental, baseada no currículo dos cursos de Letras de uma Universidade Federal. O trabalho evidencia a necessidade de revisão do currículo dos cursos de graduação em Letras, a fim de inserir disciplinas que proporcionem ao futuro professor uma base que o prepare para os desafios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. 

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Biografia do Autor

ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

MESTRA EM EDUCAÇÃO (UFS)

ESPECIALISTA EM LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUAS(CENTRO UNIVERSITÁRIO SEB)

ESPECIALISTA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO (UFS)

GRADUADA EM LETRAS-PORTUGUÊS E EM PEDAGOGIA

PROFESSORA DA REDE ESTADUAL

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

ALVES NOVAIS SOUZA, A. (2018). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE PESSOAS SURDAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8710

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade