PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OUVINDO NARRATIVAS E TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR.

Autores

  • Julianna Britto Oliveira Santos UFS

Palavras-chave:

Identidade escolar., Participação democrática, Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a importância da escuta dos atores escolares como mecanismo proficiente na construção do Projeto Político Pedagógico e sua contribuição na edificação da identidade escolar qualitativa. A pesquisa modelou-se na pesquisa participante e pesquisa-ação, consolidada com seus instrumentos de captura da prática através de encontro entre os segmentos, entrevistas, questionários, estudo e construção de estratégias de promoção de um documento que retrata a realidade e necessidades a partir da reflexão da coletividade escolar. Esta pesquisa evidenciou os pareceres de cada segmento e os dados possibilitaram um diálogo entre os agentes escolares, a promoção de ações  de escuta,  planejamento e consolidação de ações proficientes no movimento de pertencimento, bem como a superação da historicidade da centralidade das atividades na instituição escolar, para promoção da gestão participativa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianna Britto Oliveira Santos, UFS

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia – UESB.Pós-graduada em Docência em Educação Infantil e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professora da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Aracaju-SE. Mestranda em Educação na linha Formação de Professores. Integrante do grupo de pesquisa INTERAÇÂO.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Oliveira Santos, J. B. (2018). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: OUVINDO NARRATIVAS E TRILHANDO CAMINHOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8690

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)