PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS BRASILEIRAS: ALGUNS APONTAMENTOS

Nathana Maria Carvalho Lopes, Glaucia Maria da Silva, Noeli Prestes Padilha Rivas

Resumo


Neste trabalho realizou-se levantamento das Instituições Brasileiras de Ensino Superior (IES) que oferecem Programas de Pedagogia Universitária (PPU) no contexto do desenvolvimento profissional docente. Trata-se de pesquisa exploratória e documental a partir de documentos disponíveis na página do MEC e nas páginas Web das IES, estudados na perspectiva da metodologia da análise de conteúdo de Bardin. Constatou-se que, entre 108 IES públicas, apenas 40 (37%) possuem PPU, o que revela o desprestígio da formação pedagógica de docentes universitários. Destas IES, 77,5% são Federais e 43% se encontram na região Sudeste. Quanto à concepção de formação docente nos objetivos e finalidades dos PPU de 10 IES, a maioria das propostas parece estar vinculada à perspectiva clássica de Candau, predominando na nuvem de palavras, professores e formação


Palavras-chave


Ensino Superior; Pedagogia Universitária; Desenvolvimento Profissional; Saberes Docentes

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