A PRESENÇA DAS TIC NOS FILMES DE PÚBLICO INFANTOJUVENIL COMO LINGUAGEM ATUAL, ESTRATÉGICA E MOTIVADORA: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.

Ucineide Rodrigues Rocha Moreira, Suziane dos Santos Lopes, João de Lima Melo, Andréa Karla Ferreira Nunes

Resumo


A presença das TIC ? Tecnologias da Informação e Comunicação, e o uso de uma linguagem cada vez mais específica destinada a um público infantojuvenil tem sido estratégia das empresas cinematográficas para garantir cada vez mais admiradores e cinespectadores envolvidos com as tramas. O objetivo desta pesquisa é discutir e analisar esta linguagem exacerbada de uso das TIC presentes em filmes de público mirim e relacioná-la à linguagem utilizada na escola de ensino fundamental. O desejo de se discutir este tema surge da prática educativa de professores que concebem as TIC, didaticamente bem utilizadas, como recursos pedagógicos ricos e que aproximam o estudante do objeto de aprendizagem num tempo mais curto e prazeroso. Traz neste sentido a análise dos Filmes Meu Malvado Favorito e Força G, caracterizando as ações estratégicas, num cenário repleto de TIC, utilizadas para encantar e prender a atenção do público infanto-juvenil; ao mesmo tempo que relaciona às ações possíveis da escola, caso se apropriasse das mesmas estratégias e linguagem de seu público.


Palavras-chave


Apr endizagem; Filme; G eração Y/Z; Linguagem; TIC

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.