Marketing Esportivo no Futebol: Um Estudo das Publicações Sobre Marketing no Meio Futebolístico Brasileiro

Autores

  • Ivo Pedro Gonzalez Junior Faculdade Adventista da Bahia
  • Lucas Amorim Reis Andrade
  • Matheus de Araújo Batista

Palavras-chave:

Futebol. Marketing esportivo. Produtos. Composto de Marketing

Resumo

Este artigo tem por objetivo caracterizar as pesquisas sobre marketing esportivo vinculadas ao futebol no Brasil, mostrando os vários tipos estratégicos praticados por clubes brasileiros, e a eficiência e eficácia dos mesmos. Pôde-se perceber que o marketing no esporte é um dos melhores investimentos que as grandes empresas, em parceria com um clube, podem fazer; pois cria-se uma ligação de confiança entre sua marca e seus consumidores. O marketing esportivo tem como diferencial atingir seu consumidor em seu momento de lazer e conseguir penetrar em todas as classes sociais. O presente trabalho mostra, por meio de levantamentos de pesquisas bibliográficas, as estratégias de marketing esportivo utilizadas pelas grandes organizações relacionadas aos quatro Pês do Marketing, que são: preço, praça, produto e promoção. As conclusões obtidas permitiram identificar a importância deste segmento do marketing na sociedade, e também a explicitar a sua relevância no mercado em geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIANO, Felipe Dutra; BIAVA, Luísa. Marketing esportivo no futebol: Um estudo das estratégias dos clubes da primeira divisão do futebol brasileiro no ano de 2012. 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/103669/TCC- FELIPE DUTRA ALIANO E LUISA BIAVA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 27 jun. 2017.

ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p.

CARDIA, WESLEY. Marketing e patrocínio esportivo. São Paulo: Bookman, 2004.

CASAS, A. L. L., Marketing de serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007, 257p.

CASAS, A. L. L., Marketing, Conceitos exercícios casos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006, 324p.

CBF. CBF Academy: Excelência dentro e fora de campo. 2017. Disponível em: <http://www.cbf.com.br/cbfacademy/pt/conteudo/?id=34>. Acesso em: 03 ago. 2017.

ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000]. Disponível em: <http://adm.cneccapivari.br/?q=node/20>. Acesso em: 24 abr. 2017.

FREITAS JR., M. A. Algumas reflexões sobre o esporte espetáculo: como vai o nosso futebol? Curitiba: UFPR, 2000.

FUTEBOL. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/futebol>. Acesso em: 13 nov. 2016.

GASPAR, Marcos Antonio et al. Marketing Esportivo: Um Estudo das Ações Praticadas por Grandes Clubes de Futebol do Brasil. Podium Sport, Leisure and Tourism Review e-ISSN: 2316-932X, v. 3, n. 1, p. 12-28, 2014.

GETAFE C. F. Sítio Oficial del Getafe C. F. Disponível em: <http://www.getafecf.com/Elclub/DatosGenerales.aspx>. Acesso em: 24 jul. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

GOAL (Brasil). Neymar no topo! As 100 contratações mais caras da história do futebol: Vendido por um valor recorde ao PSG, Neymar destrona francês Paul Pogba em quase duas vezes as cifras de sua transferência ao United. Disponível em: <http://www.goal.com/br/news/3357/espanha/2017/08/03/37403982/neymar-no-topo-as-100-contratações-mais-caras-da-história-do>. Acesso em: 09 ago. 2017.

KOTLER, P. KELLER, K. L., Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006. 750p.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing "A Edição do Novo Milênio”. São Paulo: Prentice Hall, 2000, 10ª edição.

MELO NETO, F. P. Marketing de patrocínio. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

MESSINA, G. Estudio sobre el estado da arte de La investigacion acerca de La formación docente en los noventa. Organización de Estados IberoAmericanos para La Educación, La Ciência y La Cultura. In: REÚNION DE CONSULTA TÉCNICA SOBRE INVESTIGACIÓN EN FORMÁCION DEL PROFESSORADO, México, 1998.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 1995

MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing Esportivo. São Paulo: Thomson Learning, 2008.

PESQUISAS: Exploratória, Descritiva e Explicativa. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/regras-abnt/pesquisas-exploratoria-descritiva-explicativa.htm>. Acesso em: 13 nov. 2016.

PETER, J. P. JR, G. A. C., Marketing, Criando valor para os clientes. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. 626 p.

ROCHA, A. CHRISTENSEN, C., Marketing, Teoria e prática no Brasil. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 284p.

SANTOS, Ediorgenes da Conceição Sales dos. MARKETING ESPORTIVO: REPENSANDO A GESTÃO DE UM CLUBE DE FUTEBOL NO BRASIL. Revista de Administração do Unisal, São Paulo, v. 4, n. 6, p.1-16, 2014. Disponível em: <http://www.revista.unisal.br/sj/index.php/RevAdministracao/article/view/335>. Acesso em: 08 abr. 2017.

SANTOS, J. R. dos. História política do futebol brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1981. p.12-13.

SIGNIFICADO de Pesquisa qualitativa. Disponível em: <https://www.significados.com.br/pesquisa-qualitativa/>. Acesso em: 13 nov. 2016.

SOUSA, Michelle Alves de. Centro Universitário de Brasília Faculdade De Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas – FATECS MICHELLE ALVES DE SOUSA EFICÁCIA DAS PROPAGANDAS NO ESTÁDIO DE FUTEBOL. 2011. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2011. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/1079/2/20806701.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2017.

SPORTV (Rio de Janeiro). Getafe cria aplicativo para juntar fãs do clube e aumentar a sua torcida: Esta não é a primeira iniciativa polêmica do clube. Em 2011, a equipe lançou uma campanha publicitária para doação de espermatozoides dos torcedores para clínicas. 2015. Disponível em: <http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2015/10/getafe-cria-aplicativo-para-juntar-fas-do-clube-e-aumentar-sua-torcida.html>. Acesso em: 24 jul. 2017.

TEIXEIRA, Thiago Rodrigues. O MARKETING ESPORTIVO COMO PROCESSO DE PROJEÇÃO DE UM TIME DE FUTEBOL. 2014. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Faculdades Integradas de Três Lagoas, Três Lagoas, 2014. Disponível em: <http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2014/downloads/2014/61.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Gonzalez Junior, I. P., Andrade, L. A. R., & Batista, M. de A. (2017). Marketing Esportivo no Futebol: Um Estudo das Publicações Sobre Marketing no Meio Futebolístico Brasileiro. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/8441