MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE TRAÇO-ESTADO EM CALOUROS DE ENFERMAGEM E MEDICINA

Fernanda Mirelly Freitas Menezes, Mariana Machada Vaz, Lívia de Melo Barros, André Faro, Paulo Autran Leite Lima

Resumo


A pesquisa teve como objetivo avaliar os níveis de ansiedade-traço e ansiedade-estado em calouros de enfermagem e medicina. Para isso, foi realizado um estudo de caráter longitudinal, no qual foi aplicado o inventário de ansiedade traço-estado (IDATE) em três momentos de avaliação (M1, M2 e M3) em calouros do primeiro período dos cursos de Enfermagem e Medicina. Utilizou-se para a análise dos dados o Anova one-way e two-way com pós-teste de Tukey HS com valor de significância de p < 0,05. Analisando os dois cursos, viu-se que de acordo com o gênero em M1, a ansiedade-estado dos homens (43,57±1,29) foi maior que a das mulheres (39,00±1,75), sendo estatisticamente significativo (p=0,03). A ansiedade-traço mante-se estável em todo período de acompanhamento e não houve diferença estatística (p>0,55). Sendo assim, conclui-se que os homens na primeira avaliação da ansiedade-estado obteve maiores níveis de ansiedade quando comparado às mulheres.


Palavras-chave


Ansiedade. Enfermagem. Medicina

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, E. A.; BERTOLINI, S. M. M. G.; MILANI, R. G.; MARTINS, M. C. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Cienc Cuid Saúde, v. 14, n. 3, p. 1290-1298, 2015.

GAMA, M. M. A.; MOURA, G. S.; ARAÚJO, R. F.; SILVA, F.T. Ansiedade-traço em estudantes universitários de Aracaju (SE). Revista de Psiquiatria do RS, v. 30, n. 1, p. 19-24, 2008.

LEITE, C. D.; SILVA, A. A.; ANGELO, L. F.; RUBIO, K.; MELO, G. F. Representações de ansiedade e medo de atletas universitários. Rev. Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 6, n. 1, p. 36-46, 2016.

MCDERMID, F.; PETERS, K.; DALY, J.; JACKSON, D. Developing resilience: Stories from novice nurse academics. Nurse Education Today, v. 38, p. 29-35, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.