PERCEPÇÕES DE PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2 SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM DIABETES.
Resumo
Estudo descritivo exploratório, de abordagem qualitativa, que objetivou analisar a percepção das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 sobre a importância da educação em diabetes. A amostra foi de conveniência formada por 14 pacientes que faziam parte de um Grupo de Educação em diabetes de uma Unidade de saúde. Foi utilizada a técnica do grupo focal para coleta dos depoimentos que foram norteados por um questionário semi-estruturado contendo três questões que direcionaram as discussões. A técnica de análise de conteúdo foi escolhida para o tratamento dos dados de onde emergiram três categorias principais: Educação em diabetes mellitus como forma de comportamento para a convivência com a doença; Educação em diabetes mellitus como facilitadora para a transmissão dos conhecimentos para o autocuidado e Manual educativo sobre diabetes como ferramenta para educação nessa doença. As percepções observadas expressaram algumas barreiras no que diz respeito ao significado literal da educação em diabetes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BARDIN, L. (2011) Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BERTOLIN, D. C. Adaptação psicológica e aceitação do diabetes mellitus tipo 2. Revista Acta Paul Enferm. 2015.
BOSCARIOL, R.; OUCHI J. D.; GONZAGA, M. F. N.; MARAGNA R. G. Diabetes mellitus tipo 2: educação, prática de exercícios e dieta no controle glicêmico. Revista Saúde em Foco; Edição nº 10. Ano: 2018. Disponível em: revistaonline@unifia.edu.br. Acesso em 04 de abril de 2018
CHAVES, M. O; TEIXEIRA, M. R. F.; SILVA, S. E; Percepções de portadores de diabetes sobre a doença: contribuições da Enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v66n2/10.pdf
INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION/IDF. Diabetes atlas. 7ª edição, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 junho 2017.
KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, jun. 2004. Disponível em: http://portal.pucminas.br/imagedb/documento/DOC_DSC_NOME_ARQUI20041213115340.pdf. Acesso em 04 abril 2018.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2015-2016. José Egídio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio. São Paulo: A.C Farmacêutica, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.