CORRELAÇÃO ENTRE O NIVEL DE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E FLEXIBILIDADE DE INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE

Autores

  • Ayslan Jorge Santos de Araujo EBSERH/HU/UFS
  • Laiza Ellen Santana Santos Universidade Federal de Sergipe
  • José Carlos Aragão-Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Índice de Massa Corporal, Qualidade de Vida, Autonomia Pessoal, Dinamômetro de Força Muscular, Movimento.

Resumo

INTRODUÇÃO: O aumento da gordura corporal geralmente é acompanhado por perda de funcionalidade devido a declínios na força e flexibilidade, afetando o dia-a-dia de pessoas acima do peso. Desse modo, verificar os níveis de força de preensão manual (FPM) e flexibilidade (ADM) desses indivíduos fornece importantes informações para tratar tal condição, visto que a FPM é um preditor de funcionalidade e a ADM é fundamental nas ações cotidianas podendo estar correlacionados. OBJETIVO: Verificar e correlacionar os níveis de força de preensão manual e flexibilidade de indivíduos com sobrepeso e obesidade. MÉTODO: Trinta e um indivíduos com índice de massa corporal (IMC) entre 26,9 e 34 kg/m² foram avaliados. A flexibilidade foi aferida através do teste de sentar e alcançar utilizando o Banco de Wells onde o indivíduo sentava no solo com as pernas estendidas e com os calcanhares tocando o inferior do banco, em seguida empurrava o marcador com o dedo médio das duas mãos o mais distante possível de uma só vez, mantendo a extensão dos joelhos. A força de preensão manual foi obtida a partir do Hand Grip Test onde eram realizadas três tentativas com a mão dominante, exercendo força de forma gradual com o braço ao lado do corpo e flexão do cotovelo em 90º, e ao final o maior valor era registrado para análise. O tratamento estatístico foi realizado no SPSS 23.0 através de estatística descritiva com média e desvio padrão e correlação de Pearson, p≤0,05. RESULTADO: Foi constatado o seguinte perfil no que diz respeito a força de preensão manual (25,58 ± 8,18 kg) e na flexibilidade (26,56 ± 7,80 cm). Além disso foi detectada uma correlação linear baixa (r = 0,15), sem detecção de significância estatística nesse quesito, o que sugere que há pouca influência de uma variável sobre a outra. Contudo, vale ressaltar que a flexibilidade pode ser mais sensível ao excesso de peso devido a apoptose abdominal, especificamente no teste supracitado, enquanto a força de preensão manual esteja mais relacionada ao avanço da idade do que ao peso corporal. CONCLUSÃO: A partir da amostra analisada e tratamento estatístico realizado foi detectado um nível de força de preensão manual e flexibilidade moderada em indivíduos com sobrepeso e obesidade, comparado a estudos prévios. Além disso não foi observada correlação significativa entre as duas variáveis analisadas, sugerindo pouca interferência entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ayslan Jorge Santos de Araujo, EBSERH/HU/UFS

Profisisonal de Educação Física do Hospital Universitário de Sergipe

Mestre em Ciências da Saúde

Especialista em Atividade Física aplicada ao Condicionamento Físico e à Saúde

Referências

FARIAS, D. et al. A força de preensão manual é preditora do desempenho da força muscular de membros superiores e inferiores em mulheres sedentárias. Motricidade, v. 8, n. S2, p. 624, 2012.

GERALDES, A. A. R. et al. A força de preensão manual é boa preditora do desempenho funcional de idosos frágeis: um estudo correlacional múltiplo. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, p. 12-16, 2008.

SILVA, N. D. A. et al. Força de preensão manual e flexibilidade e suas relações com variáveis antropométricas em idosos. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 59, n. 2, p. 128-135, 2013/03/01/ 2013.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Araujo, A. J. S. de, Santana Santos, L. E., & Aragão-Santos, J. C. (2017). CORRELAÇÃO ENTRE O NIVEL DE FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E FLEXIBILIDADE DE INDIVÍDUOS COM SOBREPESO E OBESIDADE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6713

Edição

Seção

Resumo - Educação Física