MUTIRÃO DA SAÚDE: UMA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • Juliana de souza oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Sonberg da Silva Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Clara Mércia Barbosa Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Priscila Abreu Pimenta Universidade Federal de Sergipe
  • Wanderson Santana Fraga Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Equipe de Assistência ao Paciente, Promoção da Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS),busca assegurar a prestação de serviços pautados nos princípios da universalidade, integralidade e equidade. Fragilidades no acesso à saúde, integração atenção primária/outros níveis, bem como a necessidade de ações de promoção e prevenção da saúde no município de Pedrinhas/SE, despertou o interesse da secretaria municipal de saúde em parceria com a residência em atenção hospitalar à saúde/UFS, em realizar um mutirão de saúde. OBJETIVO: Descrever as ações de promoção, prevenção e integração da saúde desenvolvida, em fevereiro de 2017, no município de Pedrinhas/Se durante um mutirão de saúde. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência da realização de um mutirão de saúde interdisciplinar realizado no mês de fevereiro de 2017 no município de Pedrinhas/SE (aproximadamente 10 mil habitantes) com a participação de profissionais: técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista, farmacêutica, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional e gestores. Foram contemplados com um leque de possibilidades de acesso à saúde. Pessoas de todas as idades e ambos os sexos, que apresentaram-se espontaneamente após uso de divulgação em mídia local. Foi utilizada ficha de triagem da UBS local como instrumento para identificação pessoal, clínica e na triagem para direcionamento de cada demanda. RESULTADOS: Foram realizadas ações como: avaliação nutricional (aferição do peso, altura, índice de massa corporal e orientações nutricionais para uma alimentação saudável); Fonoaudiológica (triagens audiológicas e orientações); farmacêutica (orientações sobre o uso correto dos medicamentos); Aferição da pressão arterial e glicemia pela equipe de enfermagem; ações em saúde bucal (orientações sobre higiene oral, escovação e aplicação de flúor) e Terapêutica ocupacional (Orientações sobre risco de queda, uso correto de dispositivos de Tecnologia assistiva como bengalas e moletas, e cuidados com a AVD higiene pessoal). A média de público foi de 250 pessoas que recebeu orientações.Foi feita a distribuição de materiais educativos sobre hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, AVC e higiene oral.A partir da identificação de pacientes com alguma demanda especifica foi realizado o encaminhamento para serviços especializados do município, bem como para as clínicas escolas da Universidade Federal de Sergipe na cidade de Lagarto/Se.CONCLUSÃO: O processo saúde/doença se encontra inserido no movimento de transformação econômica, política, social e cultural da sociedade, assim identificou-se a necessidade de fomentar o acesso à saúde e, o mutirão foi uma experiência bem-sucedida de aproximação dos profissionais/população, permitindo o conhecimento e aprofundando-se da realidade na comunidade. A atuação interdisciplinar permitiu a interação de profissionais de diferentes áreas, resultando em um atendimento efetivo e integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de souza oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Nutricionista residente no Programa de Atenção Hospitalar à Saúde/UFS

Sonberg da Silva Costa, Universidade Federal de Sergipe

Terapeuta Ocupacional residente no Programa de Atenção Hospitalar à Saúde/UFS

Clara Mércia Barbosa Silva, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudiologa residente no Programa de Atenção Hospitalar à Saúde/UFS

Priscila Abreu Pimenta, Universidade Federal de Sergipe

Farmaceutica residente no Programa de Atenção Hospitalar à Saúde/UFS

Wanderson Santana Fraga, Universidade Federal de Sergipe

Fonoaudiologo residente no Programa de Atenção Hospitalar à Saúde/UFS

Referências

MASCARENHAS, Nildo Batista et al. Produção do conhecimento sobre promoção da saúde e prática da enfermeira na Atenção Primária. Rev Bras Enferm, Brasília 2012 nov-dez; 65(6): 991-9.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

oliveira, J. de souza, Costa, S. da S., Silva, C. M. B., Pimenta, P. A., & Fraga, W. S. (2017). MUTIRÃO DA SAÚDE: UMA ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6603