Avaliação alimentar em crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas em creche do município de Capela – SE.

Autores

Palavras-chave:

Consumo alimentar, Creche, Alimentação escolar.

Resumo

Pôster, 026.021.865-03, Gisleyne Costa da Silva Lima

 

AVALIAÇÃO ALIMENTAR EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE MATRICULADAS EM CRECHE DO MUNICÍPIO DE CAPELA-SE

 

ANLAYSE DE SÁ SOUZA¹

ISADORA BARBOSA DOS SANTOS(CRN 5 – 9715)2

GISLEYNE COSTA DA SILVA LIMA¹

MAYRA SANTANA SANTOS  (CRN 5 – 9597)2

TATIANA MARIA PALMEIRA DOS SANTOS (CRN 5 - 4139)1

 1Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, Sergipe, Brasil

2Nutricionista, Aracaju, Sergipe, Brasil.

.

anlaysedesa@gmail.com

 

INTRODUÇÃO: As crianças que frequentam creches devem receber, gratuitamente, no mínimo, 30% das suas necessidades diárias de alimentos, como direito instituído por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A merenda escolar atende parte das necessidades nutricionais diárias das crianças, durante sua permanência na creche. Sendo assim é importante zelar pela qualidade dos produtos, a fim de garantir uma boa alimentação. OBJETIVOS: Avaliar o perfil nutricional e a ingestão dietética de crianças em uma creche pública do município de Capela – SE. MÉTODOS: Estudo transversal, em uma creche contendo 91 pré-escolares com idades entre 0 a 3 anos de idade. A avaliação alimentar das crianças foi feita num período de três dias não consecutivos, com pesagem direta dos alimentos sólidos utilizando uma balança digital da marca “Casita” com capacidade máxima de 7 kg e os alimentos líquidos foram medidos com auxílio de um recipiente graduado (copo plástico). Foi considerada como resto toda preparação que era deixada pela criança no prato ou no copo e pesado na mesma balança. As análises do consumo alimentar foram realizadas por meio do cálculo do valor calórico e dos macronutrientes e micronutrientes (vitamina C, vitamina A, ferro e cálcio), utilizando a Tabela de Composição de Alimentos consumidos no Brasil (IBGE). Para analisar a porcentagem de adequação dos resultados, foram utilizadas as referências Recommended Dietary Allowances (RDA) e Adequate Intake(AI) das Dietary Reference Intakes (DRIs). RESULTADOS: Foram identificados déficits médios para energia (55,8%), cálcio (73,72%) e vitamina A (85,14%) bem como exces­sos de ferro (113,33%) e vitamina C (280,02%). A distribuição dos percentuais de adequação dos macronutrientes mostrou-se adequada para proteína e carboidrato, inadequada para lipídeos. Verificou-se que 70,3% dos pré-escolares encontram-se eutróficos. CONCLUSÃO: Considerando os resultados encontrados neste estudo, é indispensável uma reformulação do cardápio e um projeto de educação nutricional, e o reforço da alimentação complementar em casa.

                                                                                   

PALAVRAS-CHAVE: Consumo alimentar. Creche. Alimentação escolar.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisleyne Costa da Silva Lima, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Departamento de Nutrição (UNIT) - Área da Saúde.

Referências

REFERÊNCIAS

- CARVALHO, Carolina Abreu de. Consumo alimentar e adequação nutricional em crianças brasileiras: revisão sistemática. Rev Paul Pediatr. 2015;33(2):211---22.

Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpp/v33n2/pt_0103-0582-rpp-33-02-00211.pdf

Acessado em: 05 de setembro de 2017.

- Institute of Medicine. Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat, fatty acids, cholesterol, protein and amino acids, vitamin A, vitamin K, arsenic, boron, chromium, copper, iodine, iron, manganese, molybdenum, nickel, silicon, vanadium, zinc, vitamin C, vitamin E, selenium, and carotenoids (Macronutrients). Washington: NationalAcademy Press; 2002.

- Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Manual de orientação para a alimentação escolar na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e na educação de jovens e adultos.2 ed. Brasília: PNAE, 2012.

- Ministerio de Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e estatística-IBGE. Tabela de composição dos alimentos consumidos no Brasil. Rio de Janeiro 2011.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Lima, G. C. da S. (2017). Avaliação alimentar em crianças de 0 a 3 anos de idade matriculadas em creche do município de Capela – SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6555