ORIENTAÇÃO DA VOCAÇÃO E DESCOBERTA DE TALENTOS: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO KORPERKOORDINATIONTEST FUR KINDER (KTK)

Autores

Palavras-chave:

Crianças, Coordenação Motora, Desenvolvimento do Adolescente

Resumo

INTRODUÇÃO: Em relação a um bom trabalho das habilidades motoras fundamentais, o desempenho motor e cognitivo da criança, proporciona um aperfeiçoamento de habilidades gerais e específicas relevantes para um melhor desempenho esportivo. Para Martin et al (2008) o treinamento das capacidades coordenativas de conteúdos não específicos direciona o equilíbrio, o ritmo e orientação. Utilizando do protocolo do KTK como instrumento avaliativo da coordenação motora para detecção e orientação de talentos esportivos. OBJETIVO: Utilizar do KTK (Korperkoordinationtest fur kinder – KTK), dentre os testes de proficiência e desempenhos genéticos, somatotípicos, dermatoglificos e psicológicos, relacionado à coordenação motora para crianças de 4 a 14 anos. METODOLOGIA: O presente trabalho foi realizado de forma inicial com consulta ao DeCS para encontrar palavras chaves adequadas, sendo propostas mais adequados os seguintes termos: “Crianças”, “Coordenação motora”, “Desenvolvimento do adolescente”, mediante pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Google acadêmico, SciELO, LILACS e PubMed/MedLine e em livros da área. RESULTADOS: O protocolo consiste em 4 testes. No1º(Trave de equilíbrio) - O indivíduo anda de costas em cima da trave com dimensões diferentes; No 2º(Salto monopedais) - consiste em saltar com uma das pernas, um ou mais blocos de espuma em progressão; No 3º(Saltos laterais) - consiste em saltitar de um lado para outro com os dois pés unidos durante 15” e no 4º(Transferência sobre a plataforma) - consiste em deslocar-se sobre as plataformas no solo, mudando-as de forma paralela ao corpo, durante 20”. Após a aplicação dos testes do KTK, os indivíduos são avaliados de acordo com os valores do quociente motor e classificados nos seguintes escores: menor que 70 = Perturbação de coordenação, de 71 a 85 = insuficiência coordenativa, de 86 a 115 = coordenação normal, de 116 a 130 = coordenação boa e de 131 a 145 = coordenação muito boa. CONCLUSÃO: O uso do KTK como instrumento para avaliação do nível das habilidades motoras fundamentais, proporciona uma orientação que aumente as chances de aderência à prática esportiva de forma mais segura, incentivando à prática desportiva, desta forma promovendo a saúde e qualidade de vida, influenciando positivamente no crescimento, na maturação, e na aptidão física da criança e do jovem com melhor rendimento nas qualidades dos movimentos e estruturas sensoriais funcionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DANTAS, E. H. M. A prática da Preparação Física. 6 ed. São Paulo: Roca, 2014.

DE SOUSA PEREIRA, E. ; MOREIRA, O. C. Importância da aptidão física relacionada à saúde e aptidão motora em crianças e adolescentes. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 7, n. 39, 2013.

GORLA, J. I. et al. O teste KTK em estudos da coordenação motora. Conexões, v. 1, n. 1, p. 29-38, 2003.

GORLA, J. I. ; DE ARAÚJO, P. F.. Avaliação motora em educação física adaptada: testes KTK para deficientes mentais. Phorte, 2007.

LOPES, Luís et al. Associações entre actividade física, habilidades e coordenação motora em crianças portuguesas. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, v. 13, p. 15-21, 2011.

MARTIN, D.; CARL, K. ; LEHNERTZ, K. Manual de teoria do treinamento esportivo. Phorte, 2008.

RIBEIRO, A. S. et al. Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK): aplicações e estudos normativos. Motricidade, v. 8, n. 3, p. 40-51, 2012.

SAKER, A. et al. Avaliação da coordenação corporal pelos escolares da bateria de testes KTK em escolares do ensino fundamental. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 11, n. 1, 2012.

Downloads

Publicado

2017-09-19

Como Citar

Meira, R. L. (2017). ORIENTAÇÃO DA VOCAÇÃO E DESCOBERTA DE TALENTOS: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR ATRAVÉS DO INSTRUMENTO KORPERKOORDINATIONTEST FUR KINDER (KTK). Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6500

Edição

Seção

Resumo - Educação Física