A INFLUÊNCIA DA POTÊNCIA AERÓBIA NA MANUTENÇÃO DA PERFORMANCE ANAERÓBIA EM JOGADORES DE BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Thiago Machado Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • Edson Gomes Lopes
  • Marcos Bezerra Almeida

Palavras-chave:

Basquetebol, Potência aeróbia, Capacidade anaeróbia.

Resumo

INTRODUÇÃO: Fisiologicamente, o basquetebol é um esporte que demanda energia proveniente dos metabolismos aeróbio e anaeróbio, integrando diversas capacidades atléticas. Ainda assim, o sistema anaeróbio aparece como dominante durante o desempenho do jogo (OSTOJIC et al., 2006). Considerando o relacionamento entre o suprimento de oxigênio e a recuperação muscular esquelética, a potência aeróbia pode ser fundamental para a manutenção do desempenho anaeróbio (HOFFMAN et al., 1999). OBJETIVO: avaliar a relação entre a potência aeróbia e a manutenção da performance anaeróbia em jogadores de basquetebol universitário. MÉTODOS: Em um design descritivo e transversal, foram avaliados 10 jogadores da equipe masculina de basquetebol da Universidade Federal de Sergipe (22,7±2,1 anos, 75,8±5,2 kg e 180,9±6,9 cm). Para a potência aeróbia foi utilizado o Yo-Yo Test IR1, que consiste em corridas de vai-e-vem de 20 m com aumento progressivo da velocidade, intercaladas com 10 s de recuperação (controlado por sinal sonoro) (CASTAGNA et al., 2008). Para a capacidade anaeróbia foi utilizado o Line Dril Test (LDT) de 140 m, que consiste em executar corridas de vai-e-vem entre a linha de fundo e pontos demarcados na quadra de basquetebol (linhas de lance livre, central, lance livre na meia-quadra oposta e de fundo oposta). Após 3 minutos de recuperação, os atletas repetiram o LDT. Foi calculado o índice de fadiga (%), pela equação “100-(LDT1/LDT2)x100” considerando-se o tempo em segundos. Dados foram analisados pela correlação de Spearman-rank e teste de Mann-Whitney (alfa<0,05). RESULTADOS: Apesar de ambas as variáveis apesentarem distribuição normal (Shapiro-Wilk: p>0,05), em função do reduzido tamanho amostral, foi procedida a análise não-paramétrica. Os atletas percorreram 868,0±279,7 m no Yo-Yo Test IR1, ao passo que o desempenho no LDT foi de 29,9±1,34 s, com índice de fadiga de 6,7±4,0%. A correlação de Spearman-rank indicou uma relação negativa e moderada entre as varáveis (r= -0,64; p=0,044). No entanto, ao estratificar os atletas em função da mediana do resultado do Yo-Yo Test IR1, o teste de Mann-Whitney não apresentou diferenças no índice de fadiga entre os atletas com melhor e pior desempenho (8,3±4,0% vs 4,4±3,0%, para melhor e pior desempenho, respectivamente; p=0,136). CONCLUSÃO: Os resultados apresentados no presente estudo indicam uma correlação moderada e significativa entre a potência aeróbia e a manutenção da performance anaeróbia em jogadores de basquetebol universitário. Contudo, o teste de Mann-Whitney não foi sensível o suficiente para detectar distinção entre os atletas com melhor e pior desempenho aeróbio, possivelmente devido ao reduzido tamanho amostral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Machado Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

Bird S. P.; Markwick W. J. Musculoskeletal screening and functional testing: considerations for basketball athletes. Int J Sports Phys Ther. v.11, n.5, p.784-802, 2016.

Castagna C.; Impellizzeri F.M.; Rampinini E.; D'Ottavio S.; Manzi V. The Yo-Yo intermittent recovery test in basketball players. J Sci Med Sport. v.11, n.2, p.202-208, 2008.

Hoffman J.R.; Epstein S.; Einbinder M.; Weinstein Y. The influence of aerobic capacity on anaerobic performance and recovery indices in basketball players. J Strength Cond Res. v.13, n.4, p.407-411, 1999.

Ostojic S. M.; Mazic S.; Dikic. N. Profiling in basketball: physical and physiological characteristics of elite players. J Strength Cond Res. v.20, n.4, p.740-744, 2006.

Downloads

Publicado

2017-09-19

Como Citar

Araújo, T. M., Lopes, E. G., & Almeida, M. B. (2017). A INFLUÊNCIA DA POTÊNCIA AERÓBIA NA MANUTENÇÃO DA PERFORMANCE ANAERÓBIA EM JOGADORES DE BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6468

Edição

Seção

Resumo - Educação Física