PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS FEIRANTES DO MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU-SE

Autores

  • MARIA DE LOURDES FEITOSA NETA Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento Functional Training Group- FTG
  • MICHELLE CHAVES ANDRADE Universidade Federal de Sergipe
  • CRISTIANE KELLY AQUINO DOS SANTOS Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento
  • ROBERTO JERÔNIMO DOS SANTOS SILVA Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento

Palavras-chave:

Educação em saúde, Serviço de saúde, Peso corporal, Qualidade de vida.

Resumo

INTRODUÇÃO:  A feira de saúde é promovida através de ações que buscam informar e sensibilizar a comunidade quanto à melhoria da qualidade de vida a partir da prevenção, orientando para a mudança de hábitos de vida. No entanto, pouco é visto em relação aos feirantes. OBJETIVO: Verificar o perfil antropométrico e promover saúde aos feirantes do Mercado de Municipal de Aracaju-SE. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, em que participaram quarenta e um feirantes com idade entre 30 e 60 anos, sendo 26 homens e 15 mulheres. A feira foi realizada no Mercado Municipal Albano Franco- SE em barracas, estantes e unidade de saúde móvel (furgão) com ações de educação em saúde, tais como: testes rápidos, pressão arterial, glicemia, acupuntura, massagem e peça teatral sobre violência contra mulher. Para identificar o perfil antropométrico foi mensurado a massa corporal (MC), estatura (EST) e índice de massa corpórea (IMC).  Os dados foram tabulados em uma planilha do Microsoft Excel for Windows 2010 que foi utilizada para o cálculo do IMC, obtido pela divisão da massa corporal pelo quadrado da estatura e posteriormente classificados segundo a Organização Mundial da Saúde, que considera como sobrepeso o IMC entre 25 e 29,9 kg/m². Utilizou-se estatística descritiva com frequência absoluta e relativa. RESULTADOS: Os dados coletados indicaram que 56% dos feirantes estavam acima do peso, sendo 67% das mulheres e 50% homens acima do peso, respectivamente. CONCLUSÃO: Considerando essas características, recomendam-se políticas de incentivo à prática de atividade física direcionadas aos feirantes. Nesse sentido, ações de educação em saúde voltadas para esclarecimento sobre os riscos do sobrepeso são importantes e devem ser realizadas com frequência, pois o sobrepeso é um fator de risco para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DE LOURDES FEITOSA NETA, Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento Functional Training Group- FTG

Residência Multiprofissional em Saúde da Família-HU/UFS

MICHELLE CHAVES ANDRADE, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Medicina

CRISTIANE KELLY AQUINO DOS SANTOS, Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento

Residência Multiprofissional em Saúde da Família-HU/UFS

ROBERTO JERÔNIMO DOS SANTOS SILVA, Universidade Federal de Sergipe UFS e Movimento

Departamento de Educação Física

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA DIRETRIZES BRASILEIRAS DE OBESIDADE 2016 / ABESO. São Paulo: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, 2016.

COMUZZIE A. G, WILLIAMS J. T, MARTIN L. J, BLANGERO J. Searching for genes underlying normal variation in human adiposity. J Mol Med. v.79, p. 57-70, 2001.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. OBESITY: PREVENTING AND MANAGING THE GLOBAL EPIDEMIC. Report of a World Health Organization Consultation. Geneva: World Health Organization, WHO Obesity Technical Report Series, 256-280, 2000.

Downloads

Publicado

2017-09-19

Como Citar

FEITOSA NETA, M. D. L., ANDRADE, M. C., DOS SANTOS, C. K. A., & DOS SANTOS SILVA, R. J. (2017). PERFIL ANTROPOMÉTRICO DOS FEIRANTES DO MERCADO MUNICIPAL DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6432

Edição

Seção

Resumo - Educação Física