PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL

Autores

  • Maria Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Futebol, Perfil Antropométrico, Adolescentes, Composição Corporal.

Resumo

INTRODUÇÃO: A composição corporal está altamente relacionada com a capacidade do atleta atingir o mais alto desempenho. Um dos métodos para verificar a composição corporal é a antropometria, técnica amplamente utilizada para determinar a composição corporal e o somatótipo em diferentes esportes. OBJETIVO: Avaliar a composição corporal de adolescentes praticantes de futebol no município de Lagarto - SE. MÉTODOS: Amostra do estudo composta por 48 futebolistas do sexo masculino, matriculados na Escolinha de Futebol Bola de Ouro do munícipio de Lagarto-SE. As variáveis antropométricas utilizadas foram: peso e estatura. O exame de bioimpedância elétrica foi utilizado para a obtenção do %GC. Os dados de peso e altura foram utilizados para classificar o estado nutricional através do IMC/I e E/I, através do Escore-z, segundo tabela da OMS (2007). Para avaliar a adequação da quantidade de gordura corporal dos futebolistas foram utilizados os pontos de corte sugeridos por Lohman (1986). Os dados foram apresentados mediante estatística descritiva e tabuladas no programa Microsoft Excel 2013. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário de Aracaju com número 50122715.3.0000.5546. RESULTADOS: A amostra deste estudo foi composta por 48 adolescentes, idade média de 15,1±1,84 anos, altura de 1,69±0,10 m, massa corporal de 57,6 ± 12,4 kg, IMC de 19,9 ± 2,60 kg/m² e gordura total de 14,1±3,15. Na avaliação do IMC/I 2,1% foram classificados com baixo peso, 8,3% com sobrepeso e 89,6% com peso adequado, na avaliação da E/I 2,1% apresentaram baixa estatura. Quanto ao %GC observou-se que 10,4%, 6,3% e 83,3% apresentaram percentual de gordura corporal baixo, moderadamente alto e ótimo, respectivamente.  CONCLUSÃO: Apesar da maioria dos participantes do estudo apresentar adequação antropométrica, ocorreu a presença de baixo peso, sobrepeso e %GC moderadamente alto. Os futebolistas diagnosticados com desvio ou déficits nutricional foram encaminhados para consultas nutricionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Santos, Universidade Federal de Sergipe

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Sergipe, trabalho atualmente em alimentação coletiva, participanto do estudo nacional DICA-Br.

Referências

DIEDRICH, J; BOSCANI, C. Estado nutricional e consumo alimentar em atletas de futsal masculino. Rev Bras Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 8. n. 46. p.207-216. Jul/Ago. 2014.

FONSECA, P.H.S.D.; MARINS, J.C.B.; SILVA, A.T.D. Validação de equações antropométricas que estimam a densidade corporal em atletas profissionais de futebol. Rev Bras Med Esporte. v. 13. n. 3. p. 153-6. 2007.

RAVAGNANI, F. C. P.; GARCIA, A.; COELHO, C. F.; REIS FILHO, A. D.; VOLTARELLI, F. A. Avaliação física de jogadores de futebol pertencentes a diferentes categorias. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 4. n. 11. 2012.

OLIVEIRA, J. M. S; RODRIGUES, A. S.; LIBERALLI, R.; KUHN, C. V. Avaliação antropométrica, composição corporal, idade biológica e cronológica de meninos púberes praticantes de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. São Paulo. v. 1. n. 1. 2009.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Santos, M. (2017). PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES PRATICANTES DE FUTEBOL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6357