RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE HEMODIÁLISE E ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE.

Autores

  • Aldini França Neves Universidade Tiradentes
  • Michelle Lopes Santos Universidade Tiradentes
  • Cynthia Barbosa Albuquerque dos Santos Universidade Tiradentes
  • Hugo José Xavier Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Palmeira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Avaliação nutricional, Diálise renal.

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença renal crônica é caracterizada por uma perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Com a progressão da doença, faz-se necessário o tratamento dialítico, um processo de filtração do sangue que remove o excesso de liquido e metabólitos. No decorrer do tratamento os pacientes geralmente apresentam comprometimento do estado nutricional devido às perdas nutricionais, restrições dietéticas e distúrbios hormonais, o que aumenta com os anos de hemodiálise. OBJETIVO: Relacionar o tempo de hemodiálise e o estado nutricional dos pacientes com doença renal crônica do município de Aracaju-SE. METÓDOS: Trata-se de um estudo transversal, tendo como público alvo 167 pacientes, entre adultos e idosos, de ambos os sexos, com doença renal crônica que estavam em tratamento de hemodiálise, submetidos à sessões de quatro horas, três vezes por semana, atendidos em clínicas de nefrologia, no município de Aracaju/SE, entre março a setembro de 2015. Foram coletados dados como: idade, gênero, tempo de doença. Para obtenção do estado nutricional foi aferido o peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal (IMC), classificados de acordo com a faixa etária. Os dados para a avaliação do estado nutricional também foram obtidos por meio da circunferência do braço (CB) e dobra cutânea triciptal (DCT), classificadas pelo percentual de adequação para adultos, conforme Frisancho e National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) III para idosos. Na analise estatística, utilizou-se o teste do Qui-quadrado com nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: Foram avaliados 167 pacientes, dos quais 115 (68,9%) são homens e 52    (31,1%) mulheres, entre eles 119 (71,3%) são adultos e 48 (38,7%) idosos. Na população estudada, 120 (71,9%) possuíam tempo de tratamento hemodialítico de 0 a 5 anos, e estavam desnutridos: 22 (78,6%) segundo o IMC; na DCT 63 (70,0%); na CB 43 (67,8%) e na CMB foram 71 (70,7%). Embora não tenha sido encontrada significância estatística entre as associações realizadas no presente estudo, observou-se que o acompanhamento e o monitoramento nutricional de rotina em pacientes com IRC são fundamentais para prevenção de distúrbios nutricionais comumente observados nesses pacientes. CONCLUSÃO: A população de pacientes renais é bastante vulnerável a morbidades, portanto, deve estar em constante acompanhamento, visto que o estado nutricional exerce grande influência sobre as morbidades e mortalidade. Pode-se notar a existência de desnutrição entre estes pacientes. O profissional nutricionista tem o dever de acompanhar todos os parâmetros indicativos de morbimortalidade entre esta população e praticar medidas educativas e dietéticas que melhorem o perfil nutricional destes pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENETTI, F.; SANTOS, M. F.; VANZ, M. J. Avaliação e educação nutricional de pacientes com insuficiência renal crônica em hemodiálise, RIES, Caçador, v. 5, n. 2, p. 28-40, 2016.

FRISANCHO AR. Anthropometric standards for the assessment of growth and nutritional status. Ann Arbor: University of Michigan Press; c1990. 189 p.

MARTINS, E. C V.; PEREIRA, F. S.; SALES, P. S. de; PEREREIRA, P. A. da L. Tempo de hemodiálise e estado nutricional em pacientes com doença renal crônica, BRASPEN, v. 32, n. 1, p. 54-57, 2017.

OLIVEIRA, A. I.; SANTOS A. F.; NASSER, P. T. A. Avaliação nutricional de paciente renal dialítico e oncológico: um estudo de caso, Revista Iniciare, Campo Mourão, v. 1, n. 1, p. 119-133, jul. /dez. 2016.

RIELLA, M. C.; MARTINS, C. Nutrição e o rim. 2ª edição, Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical status: The use and interpretation of anthropometry. Geneva, 1995, 463p.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Neves, A. F., Santos, M. L., Santos, C. B. A. dos, Santos, H. J. X., & Santos, T. M. P. dos. (2017). RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE HEMODIÁLISE E ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA DO MUNICÍPIO DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6324