Saúde física e mental na terceira idade: Um estudo farmacológico e Psicológico

Autores

  • Míria Dantas Pereira Universidade Tiradentes
  • Mara Dantas Pereira Universidade Tiradentes
  • Dinar Ribeiro Mota Universidade Tiradentes
  • Ana Beatriz dos Anjos Silva Universidade Tiradentes
  • Cristiane Suellen Corrêa Santos Universidade Tiradentes Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Farmacologia, doença, tratamento.

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente, observa-se que à medida que as pessoas envelhecem, surgem problemas de saúde mais persistentes. Na presença de condições crônicas e de perda da capacidade de reserva, tendem a ter sérias repercussões. Em consequência disso, os idosos tem predisposição a sofrerem de artrite, hipertensão, doença cardíaca e doença de Alzheimer. É importante nessa faixa etária controlar essas doenças através de dietas, fármacos e acompanhamento psicológico (PAPALIA. D. et al. 2006). OBJETIVOS: O objetivo deste artigo é avaliar aspectos da saúde física e mental na terceira idade, por via de tratamento farmacológico e psicológico visando estabelecer uma melhor qualidade de vida. METODOLOGIA: O presente estudo exerce caráter de pesquisa bibliográfica, mediante de uma busca de dados na literatura nacional e estrangeira e em artigos científicos, publicados entre os anos de 2005 a 2016. Enquanto a abordagem da pesquisa assume o método qualitativo, que é utilizado na investigação das doenças mais frequentes que surgem com o avanço da idade, por formas de tratamento farmacológico e psicológico, visando o controle da doença, além de salientar a importância de uma qualidade de vida, principalmente com a ajuda de uma boa alimentação e uma prática de exercícios físicos regulares. RESULTADOS: A artrite reumatóide é uma das doenças que mais acometem a população idosa, doença autoimune caracterizada por poliartrite periférica e simétrica que leva a deformidade e destruição de pequenas articulações e ossos adjacentes. O tratamento farmacológico inclui o uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), anti-inflamatórios esteroidais (AIEs), imunossupressores e fármacos modificadores do curso da doença (FMCD) (CARVALHO. C. et al. 2016). Outra preocupação constante é a doença de Alzheimer, decorrente de processo neurodegenerativo, que se manifesta por perdas cognitivas da memória, da linguagem e das funções visuoespaciais, com empobrecimento progressivo das habilidades e atividades diárias (DALGALARRONDO, 2008).   Tacrina e donepezil são fármacos específicos para o alívio da doença de Alzheimer que podem ser prescritos nos primeiros estágios. Eles podem controlar sintomas, mas não detêm o processo subjacente de deterioração. Tratamentos comportamentais podem retardar a deterioração nas habilidades, melhorar a comunicação e reduzir o comportamento perturbador (PAPALIA. D. et al. 2006). CONCLUSÃO: Em virtude do que foi mencionado, conclui-se que o tratamento farmacológico pode ajudar a aliviar e controlar os sintomas das doenças, conciliado a uma boa alimentação, prática de atividades físicas, interação social e acompanhamento psicológico, juntos mostram resultados promissores para os tratamentos destas doenças se tornando essenciais para uma melhora na qualidade de vida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míria Dantas Pereira, Universidade Tiradentes

Departamento de Farmácia - Área Saúde

Mara Dantas Pereira, Universidade Tiradentes

Departamento de Psicologia - Área Saúde

Dinar Ribeiro Mota, Universidade Tiradentes

Departamento de Farmácia - Área Saúde

Ana Beatriz dos Anjos Silva, Universidade Tiradentes

Departamento de Psicologia - Área Saúde

Cristiane Suellen Corrêa Santos, Universidade Tiradentes Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Farmácia - Área Saúde

Referências

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano – 8ª Ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos mentais – 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CARVALHO, C. H. F.; CARDOSO, C. F.; ERRANTE, P. R. Aspectos gerais e tratamento farmacológico da artrite reumatóide. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. São Paulo. 2016, out-dez 13(n. 33): 122-132.

MAS, R. G. Enfermedad de Alzheimer: Clínica, tratamiento y rehabilitación – 1ª Ed. Barcelona: Editora Masson, 2005.

Downloads

Publicado

2017-09-18

Como Citar

Pereira, M. D., Pereira, M. D., Mota, D. R., dos Anjos Silva, A. B., & Corrêa Santos, C. S. (2017). Saúde física e mental na terceira idade: Um estudo farmacológico e Psicológico. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/6246