A EDUCAÇÃO FISÍCA COMO MEIO DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Ricardo Henrique Amorim Vieira Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Educação Física, Inclusão.

Resumo

INTRODUÇÃO: Atualmente com a evolução da sociedade nota-se um progresso com relação a inserção de crianças portadoras de Síndrome de Down a práticas de atividades físicas e esportivas a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida, além de auxiliar e estimular sua coordenação geral. A adaptação educativa passada dos profissionais da Educação Física para essas crianças propicia o desenvolvimento e possibilita a inclusão social quebrando mitos e tabus. OBJETIVOS: Apresentar a importância da Educação Física como um meio de integração para crianças com Síndrome de Down. METODOLOGIA: Informações obtidas através de estudos e pesquisas encontrados em artigos científicos que pudessem contribuir positivamente, a fim de nos orientar e identificar propostas que nos ajudasse na construção deste resumo. RESULTADOS: De acordo com a análise dos artigos científicos, é perceptível que a Educação Física tem contribuído de forma significativa na compreensão, aprendizagem e desenvolvimento de habilidades psicomotoras. Em um dos artigos, podemos perceber essa contribuição, através da Dança Expressiva, onde mostrou que a dança tem grande influência física e intelectual nas pessoas com Síndrome de Down, dando a elas capacidade de melhorar habilidades como, coordenação, lateralidade, conscientização corporal, e a desenvolver sua expressividade. CONCLUSÃO: Quando estimulada desde cedo, uma criança com Síndrome de Down, acaba desenvolvendo suas capacidades e habilidades gerais, podendo até mesmo chegar em um nível alto de igualdade com outra criança não deficiente. Portanto, é indiscutível a importância de se utilizar da Educação Física como fonte de inclusão para essas crianças.

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Referências

Stefânia Morais Pinto. A Educação Física como promoção do desenvolvimento psicomotor em crianças portadoras da Síndrome de Down. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano 11, nº 37, jul/set 2013.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Vieira Santos, R. H. A. (2016). A EDUCAÇÃO FISÍCA COMO MEIO DE INCLUSÃO PARA CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3040

Edição

Seção

Resumo - Educação Física