Alteração da composição corporal, capacidade funcional e glicemia de jejum em idosas

Autores

  • Luiza Carla Nascimento Dantas Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

composição corporal, envelhecimento, capacidade funcional, idosas, parâmetros antropométricos, glicemia de jejum.

Resumo

INTRODUÇÃO: O envelhecimento ou senescência caracteriza-se pela redução progressiva de reserva funcional do indivíduo, tal situação quando associada a alguma condição patológica denomina-se senilidade. Do ponto de vista biológico e fisiológico, o envelhecimento altera a composição corporal, ou seja, há redução progressiva e acentuada da massa muscular esquelética e aumento do tecido adiposo. Associado a isto, há aumento da ocorrência de sarcopenia consequente redução da capacidade funcional assim como aumento do estresse oxidativo e processo inflamatório. Concomitantemente, no envelhecimento há produção de citocinas pró-inflamatórias pelos adipócitos ativos as quais interferem no metabolismo da glicose aumentando a resistência insulínica (RI). OBJETIVOS: Avaliar a composição corporal, a força muscular, o desempenho físico e relacioná-los com níveis séricos da glicemia de jejum de idosas. METODOLOGIA: Estudo analítico, observacional e transversal realizado com 42 idosas de um grupo religioso de Aracaju/SE. Foram avaliadas as variáveis antropométricas (peso; estatura; dobra cutânea tricipital; circunferências do braço, da cintura, da panturrilha, muscular do braço; e área muscular do braço), capacidade funcional por meio de testes de força muscular (dinamometria) e desempenho físico (Timed Up and Go Test), e glicemia de jejum. As idosas foram distribuídas em dois grupos etários: G1 (60 a 69 anos) e G2 (70 a 79 anos). Utilizou-se o teste-T student para comparação entre os grupos e a correlação linear de Pearson entre as variáveis estudadas. Adotou-se o nível de significância de 5%. RESULTADOS: Observou-se entre os grupos etários uma diferença significativa do peso corporal (p=0,05), da estatura (p=0,01), da dobra cutânea triciptal (p=0,04), bem como da força da preensão palmar (p=0,01) e do desempenho físico (p<0,001). Este último correlacionou-se negativamente com todas as variáveis antropométricas, com exceção da área muscular do braço corrigida. Dentre os principais desvios do estado nutricional, a eutrofia (44,8%) e sarcopenia (27,6%) foram as mais prevalentes. Quanto à glicemia de jejum, observou-se que 48,3 % das idosas possuem tolerância à glicose reduzida. CONCLUSÃO: O envelhecimento está associado à redução de parâmetros antropométricos, da força muscular, do desempenho físico e da tolerância à glicose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Carla Nascimento Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Nutrição

Ciências da saúde

Referências

BERNARDO, S.C. Estado Nutricional dos Idosos que Frequentam os Centros de Dia e Centros de Convívio do Concelho de Paços de Ferreira. 63 p. Dissertação (Mestrado em Nutrição Clínica). Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em Nutrição Clínica. Porto, Portugal, 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Caderno de Atenção Básica: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasil, Brasília, 2007. 192 p.

CABRAL, A.L.L. Tradução e validação do Teste Timed Up and Go e sua correlação com diferentes alturas da cadeira. 2011. 101 p. Dissertação ( Mestrado do Programa de Pós Graduação “Stricto Sensu” em Gerontologia). Universidade Católica de Brasília, Brasília.

MOTA, J.F. Determinantes antropométricos, dietéticos, bioquímicos e físicos (aptidões aeróbia e muscular) da resistência insulínica.78 p. Fevereiro, 2007. Dissertação (Pós-graduação em Patologia). Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista- UNESP. Botucatu, São Paulo, Brasil.

OLIVEIRA, de P.A. Cap. Sarcopenia. . In: MAGNONI, Daniel; CUKIER, Celso; - OLIVEIRA, Patrícia Amante de. Nutrição na Terceira Idade. São Paulo: Sarvier, Cap. 21, 2010. P. 168173.

PIERINE DT, NICOLA M, OLIVEIRA E.P. Sarcopenia: alterações metabólicas e consequências no envelhecimento. Revista brasileira de Ciência e Movimento. v.17.n.3, p: 96-103. Maio/ Novembro. 2009.

SCHRAGER, M.A.; METTER, E.J.; SIMONSICK, E.; BLE, A.; LI, S.B.; LAURETANI, F; FERRUCCI, L. . Sarcopenic obesity and inflammation in the InCHIANTI study. Journal of Applied Physiology . v. 102, n. 3, p. 919-925, 2007.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (SBD). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015. Org. OLIVEIRA, J.E.P. DE; VENCIO, S. São Paulo, 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Dantas, L. C. N. (2016). Alteração da composição corporal, capacidade funcional e glicemia de jejum em idosas. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2875

Edição

Seção

Resumo - Nutrição