A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA O PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Amanda Cerqueira Paranhos Capitó Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Fundamental, Interação social.

Resumo

INTRODUÇÃO: Este estudo relata as reflexões obtidas através das aulas de Educação Física de uma escola da rede municipal de Maceió que faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID/CAPES), do subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas. OBJETIVO: Este estudo objetivou refletir sobre o papel dos jogos cooperativos nas aulas de Educação Física no processo de interação social de escolares do ensino fundamental I. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação, partindo primeiramente com a realização do diagnóstico da escola e, em seguida, por meio de intervenções teóricas e práticas sobre jogos cooperativos. O estudo foi desenvolvido por meio de ações executadas pelos bolsistas do PIBID/UFAL, as atividades a cerca dos jogos cooperativos tiveram duração de aproximadamente dois meses, sendo que eram realizadas três intervenções a cada semana. As atividades foram realizadas apenas com os alunos atendidos pelo subprojeto, em média o próprio acolhe aproximadamente 180 alunos dos 3°, 4° e 5° anos do ensino Fundamental I, do turno vespertino de uma escola pública num bairro periférico da cidade de Maceió- AL. RESULTADOS: No inicio de cada aula era realizada uma roda de conversa sobre os jogos cooperativos, ao longo desses diálogos foram notadas mudanças a cerca das opiniões dos escolares, em relação à convivência e ao respeito às diferenças. Durante as intervenções práticas realizadas pelos integrantes do PIBID ainda foram reforçadas as modificações ocorridas no processo de interação social. CONCLUSÃO: Após as analises conclui-se que os jogos cooperativos surtiram resultados na melhoria das relações interpessoais, no desenvolvimento de atitudes cooperativas e na ampliação do respeito mútuo. Logo, foram de fundamental importância as ações cooperativas no âmbito escolar, tendo em vista as interferências nas modificações de atitudes e valores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Cássio José Silva. A CONTRIBU IÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIAL. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, São João da Boa Vista, 2012.

BICALHO, Gabriel Bruzadelli. BENEFÍCIOS DOS JOGOS COOPERATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.

CORREIA, Caio Gonçalves. AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.

GONÇALVES, Vinicius Pauletti et al. JOGOS COOPERATIVOS: ABORDANDO A QUESTÃO DA INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃ O FÍSICA. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/monografia/Goncalves_jogos_cooperativos.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2016.

ROCHA, Sergio da Silva. EFEITOS D OS JOGOS COOPERATIVOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento de Humanidades e Educação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2013.

SCHWARTZ, Gisele Maria et al. JOGOS COOPERATIVOS NO PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL: VISÃO DE PROFESSORES. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0ahUKEwix_5zmofvMAhWFiZA>. Acesso em: 27 mai. 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Paranhos Capitó, A. C. (2016). A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS PARA O PROCESSO DE INTERAÇÃO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2869

Edição

Seção

Resumo - Educação Física