A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO CRESCIMENTO DE ESTUDANTES PRÉ-ADOLESCENTES RESIDENTES NA ZONA RURAL E URBANA.

Autores

Palavras-chave:

Estatura1, Saúde2, Ambiente3, Média4.

Resumo

INTRODUÇÃO Crescer é um processo comum na vida de qualquer ser humano, desde o ventre da mãe até a morte. Segundo Aquino (2011) o crescimento é considerado um dos melhores indicadores de saúde nas crianças, em decorrência dos dois estirões de crescimento ao longo da vida. Lourenço e Queiróz (2010) salientam três fases importantes no Crescimento humano: fase da lactência, infância propriamente dita e puberdade. O acompanhamento do crescimento físico é comumente realizado por meio da antropométria seja na infância ou na adolescência é por meio dela que os profissionais da saúde acompanham as alterações corporais ao longo da vida. OBJETIVO Comparar o crescimento de estudantes com faixa etária de 10 a 12 anos residente em áreas urbanas e rurais. METODOLOGIA A metodologia utilizada neste projeto apresentou uma pesquisa de campo de cunho quantitativo que se deu com alunos de quatro escolas municipais pertencentes ao Município de Palmeira dos Índios – Alagoas sendo duas localizadas na zona rural e duas localizadas na zona urbana. A faixa etária dos avaliados foi de 10 a 12 anos. Foram avaliados 110 alunos 50 residentes na zona rural e 60 residentes na zona urbana. O dado antropométrico colhido foi à estatura dos pré-adolescentes. As avaliações foram realizadas na própria escola respeitando o manual do Projeto Esporte Brasil PROESP-BR (2012). Para obtenção dos resultados o numero de avaliados foi subdividido por idade e sexo e em seguida realizado o calculo da média e variação da média em relação ao sexo dividido por zona. RESULTADOS A média de estatura dos pré-adolescentes assim denominados pela Organização Mundial da Saúde (2002) encontram se bastante distintas. As diferenças maiores encontram-se aos 10 anos. Os avaliados do sexo masculino da zona rural aos 10 anos apresentam uma variação em relação ao sexo feminino de 2,7 que vai sendo reduzida nas outras idades chegando a 2,5 aos 11 anos e 0,5 aos 12. Na zona urbana não é diferente, a variação aos 10 anos também é mais elevada chegando a 1,9 aos 11 anos a variação é de 0,7e tem um leve aumento aos 12 anos de 0,8. É possível observar a elevada estatura feminina comparada a masculina em ambas as zonas, essa diferença é salientada por Malina et al (1998) a qual se dá em decorrência do estirão precoce nas meninas. CONCLUSÃO Frente ao exposto, ao comparar o crescimento dos estudantes com faixa etária de 10 a 12 anos residentes em áreas urbanas e rurais foi possível constatar que há uma diferença relevante existente entre eles. A amostra apresentou que os residentes na zona urbana encontram-se mais altos fatores esses que de acordo com a literatura apresentada pode estar relacionado a fatores socioeconômicos e a alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson da Rocha Silva

Professor de Educação Física. Especialista em metodologia do ensino da educação física escolar CREF 002334-G/AL. Graduado pela Faculdade São Tomás de Aquino - FACESTA. Técnico de Voleibol de Quadra nível I Certificado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Pesquisador do Laboratório de Tecnologia e Avaliação da Performance Humana (LTAPH). Experiência na área de Educação Física, com ênfase em metodologia do ensino da educação física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: antropometria, saúde, pré-adolescentes, crescimento infantil

Referências

REFERÊNCIAS

AQUINO, L. A; Acompanhamento do Crescimento Normal. Revista Pediatria do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. suppl 1.1.n.12, p.15-20, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil. 11ª ed. Brasília: MS, 2002. 100p.

LOURENÇO, B; QUEIRÓZ, L. A; Crescimento e desenvolvimento puberal na adolescência. Revista Medicina, São Paulo, v.89, n.2, p. 70-75. 2010

MALINA, R. M.; BOUCHARD, C.; BEUNEN, G.; Humans Growth: Selected Aspects of Current Research on Well-nourished Children. Magazine Anthropometry. v. 17, p.187-219.1998.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Projeto Esporte Brasil. Disponível em: https://www.proesp.ufrgs.br. Acesso em: 20 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Silva, A. da R., & Nunes, T. R. A. (2016). A INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS NO CRESCIMENTO DE ESTUDANTES PRÉ-ADOLESCENTES RESIDENTES NA ZONA RURAL E URBANA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2817

Edição

Seção

Resumo - Educação Física