DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTANTE BUSCA DA (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Ayala de Sousa Araujo IFPR
  • Anderson Nildo dos Santos de Jesus
  • Rafaela Caroline Ferreira

Palavras-chave:

Inclusão, Formação de professores, Educação básica, Sociedade da informação

Resumo

Neste texto refletimos sobre alguns desafios da educação, da escola e do professor considerando ser a escola uma instituição que conduza a inclusão educacional e social de seus alunos.  Na busca de pensarmos sobre possíveis avanços na efetivação de uma prática realmente inclusiva e seus reais efeitos na prática pedagógica, sem perder de vista os limites e possibilidades para o enfrentamento dos desafios postos à educação na atualidade. Nesse sentido, defendemos um olhar mais dirigido aos anos iniciais de escolaridade dos alunos, como importante base a que precisam ter acesso e efetivo desenvolvimento nessa direção. Como aporte teórico, este estudo dialoga, principalmente, com Ferreira (2009), Freire (2011; 1980; 1979), Hannoun (1998), Mariotti (2000) e Saviani (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Araujo, A. de S., Jesus, A. N. dos S. de, & Ferreira, R. C. (2017). DESAFIOS DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTANTE BUSCA DA (RE)CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 10(10). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/5331

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)