O GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM – “A MÁSCARA DA MORTE RUBRA”

Catiana Santos Correia Santana, Isabel Carvalho da Silva

Resumo


A análise linguística de textos deve ser uma ferramenta de trabalho de todo professor de língua portuguesa. Através dela, os alunos vão conhecendo os gêneros discursivos que estão presentes no nosso cotidiano e vão se apropriando de elementos necessário para sua interpretação, análise crítica e reflexões sobre os usos da língua. Diante disso, o objetivo desse trabalho é fazer uma análise linguística do conto “A máscara da morte rubra” do escritor Edgar Allan Poe levando em consideração o gênero textual conto de terror e a dinâmica que o constitui como tal. Para tanto utilizamos da sequência textual proposta por Adam e apresentada por Bronckart (2012) e a caracterização feita por Gotlib (2006). Através da análise pretendemos chegar a estrutura do texto e suas nuanças, aproximando o aluno, possível leitor, daquele.

 


Palavras-chave


Aprendizagem; Ensino; Gênero textual; Interacionismo Sociodiscursivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos



Direitos autorais 2016

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.