O GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM – “A MÁSCARA DA MORTE RUBRA”

Autores

  • Catiana Santos Correia Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Isabel Carvalho da Silva

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Gênero textual, Interacionismo Sociodiscursivo.

Resumo

A análise linguística de textos deve ser uma ferramenta de trabalho de todo professor de língua portuguesa. Através dela, os alunos vão conhecendo os gêneros discursivos que estão presentes no nosso cotidiano e vão se apropriando de elementos necessário para sua interpretação, análise crítica e reflexões sobre os usos da língua. Diante disso, o objetivo desse trabalho é fazer uma análise linguística do conto “A máscara da morte rubra” do escritor Edgar Allan Poe levando em consideração o gênero textual conto de terror e a dinâmica que o constitui como tal. Para tanto utilizamos da sequência textual proposta por Adam e apresentada por Bronckart (2012) e a caracterização feita por Gotlib (2006). Através da análise pretendemos chegar a estrutura do texto e suas nuanças, aproximando o aluno, possível leitor, daquele.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Carvalho da Silva

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora da rede estadual de Sergipe e da rede municipal de Lagarto. Possui Pós graduação pela Faculdade José Augusto Vieira (FJAV) e é mestranda pelo PROFLETRAS da universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e atualmente discute as questões étnico-raciais no ensino de literatura infanto-juvenil no ensino fundamental. E-mail: isabelcepard@gmail.com

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-07-29

Como Citar

Santana, C. S. C., & Silva, I. C. da. (2016). O GÊNERO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM – “A MÁSCARA DA MORTE RUBRA”. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 9(9). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2147

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes