A PRESENÇA DAS TIC NOS FILMES DE PÚBLICO INFANTOJUVENIL COMO LINGUAGEM ATUAL, ESTRATÉGICA E MOTIVADORA: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Ucineide Rodrigues Rocha Moreira Universidade Tiradentes
  • Suziane dos Santos Lopes Secretaria Municipal de Educação ? SEMED/AM
  • João de Lima Melo Universidade do Estado do Amazonas Faculdade Boas Novas
  • Andréa Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Apr endizagem, Filme, G eração Y/Z, Linguagem, TIC

Resumo

A presença das TIC ? Tecnologias da Informação e Comunicação, e o uso de uma linguagem cada vez mais específica destinada a um público infantojuvenil tem sido estratégia das empresas cinematográficas para garantir cada vez mais admiradores e cinespectadores envolvidos com as tramas. O objetivo desta pesquisa é discutir e analisar esta linguagem exacerbada de uso das TIC presentes em filmes de público mirim e relacioná-la à linguagem utilizada na escola de ensino fundamental. O desejo de se discutir este tema surge da prática educativa de professores que concebem as TIC, didaticamente bem utilizadas, como recursos pedagógicos ricos e que aproximam o estudante do objeto de aprendizagem num tempo mais curto e prazeroso. Traz neste sentido a análise dos Filmes Meu Malvado Favorito e Força G, caracterizando as ações estratégicas, num cenário repleto de TIC, utilizadas para encantar e prender a atenção do público infanto-juvenil; ao mesmo tempo que relaciona às ações possíveis da escola, caso se apropriasse das mesmas estratégias e linguagem de seu público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Moreira, U. R. R., Lopes, S. dos S., Melo, J. de L., & Nunes, A. K. F. (2015). A PRESENÇA DAS TIC NOS FILMES DE PÚBLICO INFANTOJUVENIL COMO LINGUAGEM ATUAL, ESTRATÉGICA E MOTIVADORA: UMA POSSIBILIDADE PARA A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 8(8). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/1212

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias