ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS NA DOCE MEL SUPERMERCADOS

Autores

  • Maria de Lourdes Figueiredo Leite Universidade Tiradentes
  • Fernando Marcelino Souza Neto UNIT

Palavras-chave:

Formação de preço. Marketing. Competitividade. Estratégia.

Resumo

O presente trabalho aborda as estratégias de formação de preços na Doce Mel Supermercado. Antes de adentrar na análise dos resultados, são demonstradas algumas noções introdutórias sobre o trabalho e outros fatores mais aprofundados a partir do referencial teórico, o qual tratou de temas como marketing e competitividade, aspectos gerais sobre a formação do preço de venda, e os modelos de estratégia para a formação do prelo de venda. O objetivo da pesquisa é demonstrar a importância da precificação estratégica para os produtos, e no caso em tela, a necessidade da estratégia de formação de preços de venda na Doce mel Supermercados. Para o alcance dos objetivos foi feita pesquisa de campo na empresa em comento, bem como a realização de busca bibliográfica afim de que sejam fundamentos os elementos encontrados com a prática. Transcorridos tais fatores, são apresentadas em seguida as colocações finais acerca de tudo que fora estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEUKE, R. Precificação: sinergia do marketing e das finanças. 1ª Ed.São Paulo: Saraiva, 2009.

CAMARGO, C. Marketing de varejo. Publicado em 30 de junho de 2009. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informese/artigos/marketing-de-varejo/31470>. Acesso em: 20 de outubro de 2017.

CAMPOS, J. C. Estratégias de formação de preços para concessionárias de veículos automotores do Vale do Paraíba - estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Universidade de Taubaté - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração. Taubaté, 2007.

CANEVER, F. P. Estratégia de formação de preço de venda em indústrias de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Santa Catarina – Centro Sócio – Econômico. Florianópolis, 2008.

COELHO, F. S. Formação estratégica de precificação: como maximizar o resultado das empresas. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COGAN, S. Custos e preços formação e análise. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Pioneira, 2004.

GABBI, J. et al. O processo de formação de preço do Supermercado Dany.XVI SEPE – Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão: APRENDER E EMPREENDER NA EDUCAÇÃO E NA CIÊNCIA. UNIFRA – Santa Maria, 2012.

GOUVEIA, F. S. et al. O marketing e sua importância para o varejo. Revista Científica do ITPAC, v. 4, n. 1, p. 28 – 39, janeiro de 2011.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 1991.

__________. Técnicas de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NOVAK, C. Formação do preço de venda: o caso de um comércio varejista de livros técnicos. Curso de Especialização (Monografia). Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Departamento de Contabilidade. Curitiba, 2013.

OLIVEIRA, C. E. et al. Formação do preço de venda: um estudo no ramo supermercadista do município de Capinópolis/MG. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos – ABC, 2015.

PINTO, L. J. S. MOURA, P. C. C. Formação do Preço de Venda e Estratégias de Precificação: o Caso da Leader Magazine. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª Ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

WERNKE, R. Análise de custos e preços de venda: ênfase em aplicações e casos nacionais. 1ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

ZORNIG, F. M. Os grandes desafios do pricing.HSM Management Updatenº 42 – Março de 2007.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Figueiredo Leite, M. de L., & Souza Neto, F. M. (2019). ESTRATÉGIAS DE FORMAÇÃO DE PREÇOS NA DOCE MEL SUPERMERCADOS. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9661

Edição

Seção

ADM - Tema 02 - Estratégias Empresariais e Comunicação Organizacional