Tecnologia da Informação e Comunicação como vantagem competitiva nas empresas de avicultura em Conceição da Feira - BA
Palavras-chave:
, Tecnologia da Informação e Comunicação, Vantagem competitiva, Empresas Aviárias.Resumo
O presente artigo descreve uma análise descritiva e exploratória da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como vantagem competitiva, desenvolvida com uma metodologia qualitativa e quantitativa. A pesquisa objetiva verificar como as empresas de avicultura da cidade de Conceição da Feira – BA, utilizam a TIC como forma de obtenção de vantagens competitivas para seu desenvolvimento no mercado. A amostra se delimita a cidade de Conceição da Feira que também é conhecida em todo o estado como a Capital do Frango, por ser o maior polo avícola do estado da Bahia. Os dados foram analisados e comparados com dados nacionais e tiveram como principal resultado a descoberta que as empresas estão não apenas acompanhando as tendências nacionais como as superando. A amostra alcançou 20% a mais na área de TI, 25% a mais em posse de website, e em vários outros aspectos. Foi comprovado que 60% das empresas vistas usam a TIC para adquirir vantagem competitiva para verificar o mercado e controlar informações internas e externas dá empresa para facilitar no processo estratégico para tomada de decisão.
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