O Uso do Instagram para Gestão de Relacionamento com os Clientes do Supermercado União – Propriá/SE

Autores

  • Hellen Kauanne Batista Costa Universidade Tiradentes
  • Eligia Santana Melo Martins

Palavras-chave:

Instagram, Marketing, Mídias Sociais, Relacionamento, Cliente.

Resumo

O Instagram é uma das mídias sociais que mais crescem no país, percebido este dado, as empresas estão migrando para essa plataforma digital na tentativa de estreitar o relacionamento com o cliente ou público alvo. Diante disso, o presente estudo teve como situação problema: qual a importância do Instagram para pequenas empresas e o impacto no relacionamento com o cliente? E como objetivo geral identificar como um Supermercado utiliza essa ferramenta como gerenciamento de marketing com os clientes. Foi realizada uma pesquisa exploratória e no questionário foram abordados os seguintes temas: quais as dificuldades encontradas, como fazer captação de cliente através dessa mídia, se existe interação com o público e qual importância da rede como plataforma de apoio para a organização.

A coleta de dados foi feita através de entrevista com a Gestora de Mídias de um Supermercado que viu a oportunidade de estreitar o relacionamento com os clientes por meio dessa plataforma online, foi permitido o acesso aos gráficos e números que o Instagram fornece. Foi exposto não existe nenhuma dificuldade especifica com relação a ferramenta e foi visto que o Instagram é uma plataforma muito atraente para empreendedores, de forma inovadora ele incentiva novos negócios e fornece gráficos com dados muito relevantes para o conhecimento e segmentação de público, expondo a marca de forma mundial e gratuitamente, além de fornecer instrumentos para as organizações realizarem o impulsionamento da página e por proporcionar um contato mais direto com os consumidores, gerando mais credibilidade, identificação e possivelmente fidelidade com a marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hellen Kauanne Batista Costa, Universidade Tiradentes

Estudante de Administração na Universidade Tiradentes

Referências

FERREIRA, JOÃO BATISTA E FERREIRA, MAICON FIGUEIREDO. A Utilização do Marketing Digital em uma Empresa Prestadora de Serviços. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, 2018.

NETO, M.B 2017. Contribuições Do Marketing Digital Para A Sobrevivência De Micro E Pequenas Empresas No Mercado Brasileiro30 f. 45 Trabalho de conclusão de curso (monografia) - Curso de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

BARROS, C.F.G. 2017. Empreendedorismo no Instagram 30 f. Trabalho de conclusão de curso (TCC) - Curso de Administração, Centro Universitário De Brasília, Brasília, 2017.

Dados do IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf Acessado em 06/06/2018.

ARAUJO, E.G; LIRA, A.L.L. XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Natal – RN, 2015. Instagram: do clique da câmera ao clique do consumidor.

Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/ Acessado em> 06/06/2018.

PEÇANHA, VITOR. Obrigado pelo marketing: um guia completo de como encantar pessoas e gerar negócios utilizando o marketing de conteúdo/ Vitor Peçanha. – São Paulo: Benvirá, 2017.

SOUSA, K.M.A 2016. O comportamento do consumidor nas redes sociais f. 49 Trabalho de conclusão de curso (monografia) - Curso Comunicação Social, Universidade Católica de Brasília, DF, Brasília, 2016.

TERRA, C.F. Organicom. Número 22, edição 1ª semestre 2015. Relacionamentos nas mídias sociais (ou relações públicas digitais): estamos falando da midiatização das relações públicas? Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article Acessado em > 06/06/2018.

ALVARENGA, A.C.R; LOPES, E.L. Caderno Profissional de Marketing – UNIMEP, 2017. Utilização do Instagram na Gestão do relacionamento com consumidores: caso o “Boticário” Disponível em: http://www.cadernomarketingunimep.com.br/ Acessado em 04/06/2018.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Batista Costa, H. K., & Melo Martins, E. S. (2019). O Uso do Instagram para Gestão de Relacionamento com os Clientes do Supermercado União – Propriá/SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9648