Análise da Satisfação dos clientes no setor de Serviços: Estudo de caso em uma Empresa distribuidora de alimentos na cidade de Nossa Senhora do Socorro -SE

Autores

  • Claudevan Oliveira de Jesus Júnior Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
  • Carlos Frederico de Carvalho Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Flávio Monteiro da Hora Neto Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe
  • Beatriz Brito Teles Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Fidelização do Cliente, Marketing, Satisfação do Cliente.

Resumo

A satisfação do cliente é primordial para que a empresa se mantenha e ganhe força no mercado, aumentando o lucro, atingindo as metas pré-estabelecidas e tem como principal estratégia de marketing a fidelização do cliente. O objetivo principal deste artigo foi avaliar o nível de satisfação dos clientes no setor de serviços, no ramo de distribuição de alimentos. Quanto ao objetivo, a pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, com o intuito de verificar se há algum tipo de insatisfação, para reverter tal situação, através da identificação do perfil do cliente, da mensuração do atual grau de satisfação, da identificação das oportunidades apontadas pelo cliente para propor sugestões de melhoria e agregar valor à empresa para com o cliente, mantendo-os satisfeitos e fidelizados. Para isso, foram aplicados 200 questionários junto aos clientes externos da empresa. De acordo com a pesquisa, percebeu-se que os clientes, em geral, estão satisfeitos com as variáveis analisadas, apresentado ótimo nível nos resultados, porém a empresa necessita de alguns ajustes de acordo com o percentual de clientes insatisfeitos, a exemplo do prazo para pagamento que é indicado como um dos principais pontos a ser melhorado. Com isso, pode-se concluir que nesse mercado competitivo, é necessário adotar estratégias que permitam diminuir ou eliminar a insatisfação dos clientes, para que não migrem para a concorrência e a empresa não perca sua participação no mercado.

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

Júnior, C. O. de J., de Carvalho, C. F., de Oliveira, R. C. R., da Hora Neto, F. M., & Teles, B. B. (2019). Análise da Satisfação dos clientes no setor de Serviços: Estudo de caso em uma Empresa distribuidora de alimentos na cidade de Nossa Senhora do Socorro -SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9647