Gestão do Relacionamento com o Cliente: estudo de caso em uma empresa de atacado e varejo em Sergipe

Autores

  • Flávio Monteiro Hora Neto Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • Josefa Ediclécia Modesto Santos Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • Rodrigo César Reis Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • José Walter Santos Filho Universidade Tiradentes - UNIT
  • Hígia Flanny Feitosa Gomes Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis - FEAC

Palavras-chave:

Atendimento a clientes. Estratégias. Fidelização. Gestão do relacionamento

Resumo

O presente trabalho ressalta a importância da gestão do relacionamento com o cliente e as estratégias utilizadas para fidelizar e conquistar novos clientes a partir dos produtos e serviços disponibilizados, tendo como foco a busca por um melhor relacionamento com os mesmos. O presente estudo apresenta abordagem conceitual de marketing, além de apontar os principais fatores que levam a fidelização e qualidade na gestão do relacionamento com o cliente, principalmente no segmento de atacado e varejo. Assim, o presente estudo tem como objetivo a análise da gestão do relacionamento com o cliente em uma empresa de atacado e varejo, em busca de estratégias para a empresa manter e conquistar clientes. Na pesquisa foram utilizados dois tipos de abordagem, a quantitativa e a qualitativa, a referida pesquisa tem como população os próprios clientes da empresa e obteve uma amostra de 103 respondentes. O instrumento utilizado foi um questionário impresso, possibilitando levantamento tipo survey. Com os resultados, percebeu-se a importância da qualidade dos produtos e serviços demonstrada pelos respondentes na pesquisa, qual se enfatiza a importância no atendimento, na comunicação, no pós-venda e no relacionamento da empresa para com os clientes. Portanto, nota-se, que é de suma importância que a empresa busque cada vez mais conhecer principalmente os desejos e particularidades de seus clientes, a fim de proporcionar bom atendimento e satisfação, e assim, se manter sólida no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Monteiro Hora Neto, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE

Administração - Gestao de Pessoas

Administração - Fidelização de Clientes

Engenharia de Produção - Projetos 

Referências

ALVES, Amanda Cristina Nunes; LIMA, Luís André de. Análise da satisfação do atendimento aos clientes da empresa Cresa Cartuchos de Patos de Minas. Revista Cenar V.3, n.3, 2017.

ANTÓNIO, Pais Assunção. Marketing de relacionamento; como se aplica em uma empresa do ramo metalúrgico. Creciúma – SC, 2017.

AZAMBUJA, C. P.; BICHUETI, R. S. Marketing de Experiência: Estratégias para Impulsionar o Market Share e Fortalecer a Marca do Energético Energy. Revista de Administração da UFSM, v. 9, n. Ed. Especial, p. 88-106, 2016.

BARRETO, Iná Futino: Marketing de relacionamento: como implantar e avaliar resultados. -1 ed. – São Paulo: Person Education do Brasil, 2013.

BARROS, Márcio José de. Contribuições do marketing para fidelização de clientes. São Luís, 2018.

BECKER, L. C. B.; SANTOS, C. P. D.; NAGEL, M. A Relação entre os Elementos da Cocriação, Satisfação e Confiança no Contexto de Serviços. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 263-280, 2016.

BRAGANÇA, F. F. C. et al. Markeing, Criatividade e Inovação em Unidades de Informação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 237-245, 2016.

CARTA CAPITAL. Blog do GR-RI. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/blogs/blog-do-grri/a-crise-economica-mundial-e-a-quarta-revolucao-industrial> Acessado em 10 Abr. 2017

CHAGAS, Maíra Vanessa Schaefer das. Marketing de relacionamento para fidelização dos clientes de lojas no setor de eletromóveis. Rio Grande do Sul, 2018.

COSTA, Magno Ramon Dos Santos et al. Avaliação da qualidade dos serviços: Estudo sobre as expectativas e percepções dos clientes de uma empresa de moto peças. Revista Eletrônica Gestão e Serviços, v. 6, n. 2, p. 1333-1358, 2015

ESTENDER, Antônio Carlos; BARBOSA, Lidiane de Oliveira Souza; SANTOS, Douglas Pereira dos. Gestão da informação: A comunicação interna nas empresas. Revista de Administração da Fatea, v. 11, n. 11, 2015.

FIGUEREDO, Kleber. A logística do pós-venda. Rio de Janeiro, 2017.

GARCIA, Janaína Leonardo. Marketing de serviços e de varejo. Person Education do Brasil. São PAULO, 2015.

GOIABEIRA, Lorena Lins Roma. Avaliação da satisfação dos clientes do salão de beleza Valentina Studio. São Luís, 2018.

GUIDINI, Priscila. A comunicação com o mercado por meio de aplicativos: Desafios e oportunidades. Revista Signos do Consumo, v. 10, n.1, p. 59-69, 2018.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Person,2012.

LOPES, Maria Beatriz et al. A Comunicação Pós-Venda como Influência na Fidelização do Cliente: Um estudo de Caso na “Empresa A “Situada na Zona Sul do Estado de São Paulo. Revista de Administração, v. 13, n. 24, p. 3-21, 2015.

LUCIO, Cristina Damião; LUCIO, Aparecida da Silva; TEIXEIRA, Patrícia Veríssimo Leite. Planejamento da gestão de vendas para incremento da lucratividade da organização, Pindamonhangaba, 2017.

LUTKEMEYER FILHO, M. G.; ROEHEVACCARO, G. L.; FREITAS, E. C. Identificação dos Fatores de Satisfação de Clientes em Serviços: um estudo em concessionárias do agronegócio. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 17, n. 58, p. 1408-1425, 2015.

MARTINS, C. B.; KNIESS, C. T.; ROCHA, R. A. Um estudo sobre o uso de Ferramentas de Gestão do Marketing de Relacionamento com o cliente. Revista Brasileira de Marketing, v. 14, n. 1, p. 59-71, 2015.

MONTEIRO, Eduardo da Silva. A percepção do marketing digital em uma empresa desenvolvedora de software – intime sistemas. Criciúma – SC, 2017.

NORONHA, Ana Maria Muraro Sartori. Marketing de relacionamento: Ferramentas CRM para fidelização de associados. Rio Grande do Sul, 2018.

OLIVEIRA, Carlos Dias de; OLIVEIRA, Daniela Emilena Santiago Dias de. A busca pela eficiência e eficácia pública: Aspectos da comunicação empresarial e o papel das tecnologias de informática na administração pública contemporânea. Quatá – SP, 2018.

OLIVEIRA, Djalma de Pinheiro Rebouças de Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Fagna Florindo; SANTOS, Sonia Maria. A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo. Revista Foco, v. 7, n. 2, 2014.

OLIVEIRA, Fernanda Cristina; THOMAZ, Thaís Swayze Silva. A importância da

qualidade do atendimento na busca da fidelização do cliente. Pindamonhangaba, 2018.

PARENTE, J.; BARKI, E. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. 2ª ed. São Paulo: Atlas. 2014.

PAULA, Lidiane da Silva de; SOUZA, Antonio Carlos Breves de. Fidelização de clientes e marketing de relacionamento. Valença – RJ, 2017.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Feevale, 2013.

SANTOS, Gesinaldo. Gerenciamento de Relacionamento com o cliente: Um estudo de caso em uma empresa Madeireira. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e de Gestão Tecnológica, v. 6, n. 2, 2015.

SANTOS, Rui Pedro Oliveira. Influência da familiaridade e personalidade de marca na comunicação boca-a-boca: o caso da marca SATA. Ponta delgada, 2018.

SOARES, Kleithon José Constante da Silva Costa; GUEDES, Larissa Ingryd Romão; LIMA, Marcelo Ricardo Mello Loureiro. As estratégias de Precificação de Serviços. RACE – Revista da Administração, v. 1, n. 1, 2016

SOUZA, Bruno Lobato Reis; CARVALHO, Fernanda Aparecida; FERNANDES, Renata dos Santos; SILVA, Valdilene Gonçalves Machado. A importância da logística para a fidelização de clientes. Revista Ciências Gerenciais em Foco – Nº 2 – ISSN 2317-5265, 2018.

SOUZA, Thayane Carolliny Ribeiro. Marketing de relacionamento: Estudo de práticas utilizadas em uma empresa do comércio varejista de baterias. Criciúma – SC, 2018.

SOUZA, Thiago Alves de et al. Análise dos elementos da estratégia de marketing e dos aspectos de relacionamento no canal entre atacado distribuidor, indústria alimentícia e pequeno varejo. 2016.

VIOLA, Josefina da Conceição Armando. Estratégias de marketing de relacionamento em salões de beleza. Creciúma – SC 2017.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Hora Neto, F. M., Santos, J. E. M., Oliveira, R. C. R., Santos Filho, J. W., & Feitosa Gomes, H. F. (2019). Gestão do Relacionamento com o Cliente: estudo de caso em uma empresa de atacado e varejo em Sergipe. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9644