Administração Pública em Sergipe: Consolidação e Resultados da Implementação de Gerenciador Eletrônico e Processos e Documentos.

Autores

  • Zelma Figueiredo Cruz Santos
  • Ulisses Pereira Ribeiro UNIT
  • José Walter Santos Filho

Palavras-chave:

GED, Administração Pública, e-Doc Sergipe, Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo avalia como a implantação de uma solução de tecnologia da informação na Administração Pública para o gerenciamento eletrônico de documentos tem impactado no desenvolvimento das atividades da Secretaria de Estado da Casa Civil de Sergipe - SECC. Analisa a aceitação dos servidores quanto à nova tecnologia inserida na sua rotina de trabalho, dimensiona a real efetividade produtiva e econômica que o novo sistema propõe e as possíveis melhorias alçancadas em termos de sustentabilidade ambiental. Contextualiza as primeiras iniciativas de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - GED no Brasil e identifica suas vantagens e desvantagens, bem como sua usabilidade na percepção dos usuários. O estudo foi desenvolvido entre os anos de 2015 e 2016 na SECC, um dos órgãos onde foram extraídos dados sobre o comportamento do sistema no período de 2010 a 2012. Utiliza a abordagem quanti-qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 12 servidores, transcritas e analisadas com base na técnica da análise de conteúdo conforme Bardin. Como resultados principais aponta que o sistema é prático, fácil de manusear, porém a infraestrutura que o cerca requer melhorias. As avalições dos resultados são mais positivas do que negativas, apontando para otimização do tempo e agilidade na produção como na pesquisa de busca de documentos, dentre outras vantagens. Conclui que, apesar das limitações dos recursos, o sistema atende as necessidades da Secretaria e indica avanços de produtividade dos trabalhos bem como melhorias no que se refere a sustentabilidade ambiental, não somente para a SECC como também a toda a Administração Direta.

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Biografia do Autor

Zelma Figueiredo Cruz Santos

Pós-graduada em Gestão Pública (UFS); Pós-graduada em Sistemas de Informação para WEB; Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior; Graduada em Tecnologia de Processamento de Dados.

Ulisses Pereira Ribeiro, UNIT

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano (UNIFACS) - bolsista FAPESB; Mestre em Geografia (UFS); Graduado em Ciências Econômicas (UFS), ulissesribeiro@oi.com.br

José Walter Santos Filho

Mestrado em Educação (UFS); Graduado em Administração(UFS)

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

Santos, Z. F. C., Ribeiro, U. P., & Filho, J. W. S. (2019). Administração Pública em Sergipe: Consolidação e Resultados da Implementação de Gerenciador Eletrônico e Processos e Documentos. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9639

Edição

Seção

TIC - Tema 03 - Governança e Estratégia de TI/SI: PETI, PDTI, Investimentos, Competitividade, Valor e Desempenho