Qualidade no Relacionamento com o Cliente: estudo de caso em uma Petshop - Atacado e Varejo
Palavras-chave:
Atendimento, Clientes, Relacionamento, SatisfaçãoResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a satisfação dos clientes da empresa estudada no tocante à relação cliente-empresa. A pesquisa é de natureza exploratório-descritiva. Nela, foram utilizados dois tipos de abordagem: qualitativa e quantitativa, bem como, aplicados 106 questionários junto aos clientes durante o período de pesquisa, e entrevista junto ao gestor da loja. Os instrumentos utilizados (questionários e roteiro de entrevista) foram elaborados com questões abertas e de múltiplas escolhas. Constatou-se, na análise dos dados, que a maioria dos clientes está satisfeita com o atendimento prestado e que não há insatisfação com relação à empresa, nem no tocante aos produtos ofertados. Portanto, como contribuições desta pesquisa foram feitas sugestões de melhorias, mesmo com os resultados positivos destacados, para que a empresa se atente aos pontos de menor índice de satisfação. Isto maximizará a qualidade no relacionamento com seus consumidores atuais e potenciais. É imprescindível destacar-se que as organizações precisam conhecer cada vez mais os hábitos de consumo de seus clientes, para que tenham sempre o suporte necessário, visando à melhor e mais eficazmente atender e satisfazer seus desejos e necessidades.Downloads
Referências
BARRETO, Iná Futino: Marketing de Relacionamento: como implantar e avaliar resultados. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. Ed.7. reimp. São Paulo: Atlas, 2013.
MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
OLIVEIRA, Fagna Florindo; SANTOS, Sonia Maria. A arte de fidelizar clientes como diferencial competitivo. Revista Foco, v.7, n.2, 2014.
PAULO, Fatima Regina de Toledo Pinto; LEMOS, Mattos de. Marketing de varejo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.
PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Fundamentos de Marketing: suporte às estratégias de negócios das empresas. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Cidade: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Lucyara. Marketing Social e Comportamento do Consumidor. 1 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
ROCHA, Águida Garreth Ferraz. Planejamento e gestão estratégica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
SANTOS, Adriane Schimainski dos. Marketing de Relacionamento. 1. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação – CONGENTI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para o Congresso de Gestão, Negócios e Tecnologia da Informação – CONGENTI. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.