Qualidade no Relacionamento com o Cliente: estudo de caso em uma Petshop - Atacado e Varejo

Autores

  • Carolina Santos Costa
  • Alcides Anastácio de Araújo Filho
  • Ulisses Pereira Ribeiro UNIT
  • Pablo Boaventura Sales Paixão
  • Alderlenne de Oliveira Prata Ribeiro

Palavras-chave:

Atendimento, Clientes, Relacionamento, Satisfação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a satisfação dos clientes da empresa estudada no tocante à relação cliente-empresa. A pesquisa é de natureza exploratório-descritiva. Nela, foram utilizados dois tipos de abordagem: qualitativa e quantitativa, bem como, aplicados 106 questionários junto aos clientes durante o período de pesquisa, e entrevista junto ao gestor da loja. Os instrumentos utilizados (questionários e roteiro de entrevista) foram elaborados com questões abertas e de múltiplas escolhas. Constatou-se, na análise dos dados, que a maioria dos clientes está satisfeita com o atendimento prestado e que não há insatisfação com relação à empresa, nem no tocante aos produtos ofertados. Portanto, como contribuições desta pesquisa foram feitas sugestões de melhorias, mesmo com os resultados positivos destacados, para que a empresa se atente aos pontos de menor índice de satisfação. Isto maximizará a qualidade no relacionamento com seus consumidores atuais e potenciais. É imprescindível destacar-se que as organizações precisam conhecer cada vez mais os hábitos de consumo de seus clientes, para que tenham sempre o suporte necessário, visando à melhor e mais eficazmente atender e satisfazer seus desejos e necessidades.

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Biografia do Autor

Carolina Santos Costa

Graduada em Administração (FANESE).

Alcides Anastácio de Araújo Filho

Mestre em Engenharia de Produção (UFSC); Graduado em Engenharia de Produção Civil (UFSC).

Pablo Boaventura Sales Paixão

Doutor em Ciência da Informação, pela Universidade Complutense de Madri; Mestre em Educação (UNIT); Graduado em comunicação social (UNIT).

Alderlenne de Oliveira Prata Ribeiro

Pós-graduanda em Gestão Estratégica em Educação à Distância (SENAC); Pós-graduanda em Gestão Avançada em Finanças Corporativa (FANESE); Graduada em Ciências Contábeis (Estácio de Sá - RJ) e em Ciências Econômicas (UFS).

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

Costa, C. S., Araújo Filho, A. A. de, Ribeiro, U. P., Paixão, P. B. S., & Ribeiro, A. de O. P. (2019). Qualidade no Relacionamento com o Cliente: estudo de caso em uma Petshop - Atacado e Varejo. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9638