Planejamento Tributário: um Estudo de Caso em Escritório de Contabilidade

Autores

  • Felipe Augusto Santana de Oliveira Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Artur da Rocha Fraga

Palavras-chave:

Contabilidade, Planejamento, Tributação.

Resumo

É importante para todas as empresas fazer um planejamento tributário para tentar pagar menos impostos de forma lícita e manter-se mais competitiva no mercado. O presente artigo trata-se de um estudo de caso feito em uma empresa de assistência contábil, buscando evidenciar o impacto financeiro da adoção de diferentes regimes tributários. Verificou-se que planejar as hipóteses de incidências tributárias a que a empresa está sujeita é uma das melhores formas de auxiliar na vida do empreendimento, e neste contexto o presente artigo teve como propósito comparar os possíveis regimes de tributação – Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional – para a empresa selecionada. Para atingir os objetivos deste trabalho, expuseram-se os conceitos de contabilidade, contabilidade tributária, planejamento tributário, regimes de tributação e apresentou-se um comparativo entre as formas de tributação na empresa, resultando a tributação pelo simples nacional a melhor forma de tributação para a empresa. Procedeu-se a consulta das receitas brutas do escritório entre os anos de 2012 e 2014 e, em seguida a simulação dos impostos devidos sob os diferentes regimes de tributação. Com efeito, percebeu-se nitidamente que a opção pelo Simples Nacional representaria uma sensível economia de recursos, em comparação a outros regimes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Santana de Oliveira, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração (2013) pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com área de concentração em Finanças. Bacharel em Ciências Econômicas (2010) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Artur da Rocha Fraga

Pós-graduado em Planejamento e Gestão de Finanças pela Faculdade Amadeus (FAMA), graduado em Administração e Processos Gerenciais pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) e atualmente trabalha com investimentos no setor imobiliário

Referências

BLOCHER, E. J.; CHEN, K. H.; COKINS, G.; LIN, T. W. Gestão Estratégica de custos. São Paulo: McGraw-Hill. 2007.

BRASIL. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990. Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8137.htm>. Acesso em 22/12/2017.

_______. Lei nº 9.249, de 26 de dezembro de 1995. Altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas, bem como da contribuição social sobre o lucro líquido, e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9249.htm>. Acesso em 19/12/2017

_______. Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998. Altera a legislação tributária federal. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9718.htm>. Acesso em 07/01/2018

_______. Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LCP/Lcp123.htm>. Acesso em 07/01/2018

CREPALDI, S. A. Curso Básico de Contabilidade. 7 ed. São Paulo: Atlas. 2013.

FABRETTI, L. C. Contabilidade Tributária. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

HIGUCHI, H.; HIGUCHI, F. H.; HIGUCHI, C. H. Imposto de Renda das Empresas. São Paulo: IR Publicações, 2008.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010

KAUARK, F.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum. 2010

BRITO, R. N.; ALCÂNTARA, S. A. As microempresas e seu regime tributário diferenciado. Revista Organização Sistêmica, v. 2, n. 1. 2012.

MARION, J. C. Contabilidade Básica. 11 ed. São Paulo: Atlas.

OLIVEIRA, E.; PIRES, A.; SANTOS, V. Lucro presumido, a exceção que se tornou regra. In: XI ENCONTRO LATINO AMERICANO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VII ENCONTRO LATINO AMERICANO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVAP, 2007, São José dos Campos. Anais... São José dos Campos: Universidade do Vale do Paraíba, 2007. Disponível em <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/epg/EPG00159_01C.pdf >. Acesso em 17/01/2018.

OLIVEIRA, G. P. Contabilidade Tributária. São Paulo: Saraiva, 2005.

OLIVEIRA, D. P. R. Estratégia Empresarial e Vantagem Competitiva. 9 ed. São Paulo: Atlas. 2014.

PAES, N. L.; ALMEIDA, A. F. F. Tributação da Pequena Empresa e Avaliação do Simples. Caderno de Finanças Públicas, n. 9. 2009.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Santana de Oliveira, F. A., & da Rocha Fraga, A. (2019). Planejamento Tributário: um Estudo de Caso em Escritório de Contabilidade. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9636

Edição

Seção

CON - Tema 01 - Contabilidade Financeira e Finanças corporativas