Trajetória de Serviços prestados à Comunidade pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) Unit Aracaju/SE.

Autores

  • Eudileia da Silva Reis
  • Flávia Karla Gonçalves Santos Universidade Tiradentes
  • Joenison Batista da Silva

Palavras-chave:

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Receita Federal, Educação Fiscal.

Resumo

O presente artigo trata da trajetória de serviços prestados à comunidade pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF UNIT em Aracaju SE, que desde o primeiro semestre de 2016 vem desenvolvendo um trabalho de grande importância para a comunidade sergipana. Surgiu através do acordo assinado em 15 de março, com parceria entre Delegacia da Receita Federal do Brasil em Aracaju, Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Sergipe - CRC, Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe denominado SESCAP-SE e a Universidade Tiradentes em Aracaju - Unit. O NAF tem como objetivos, o atendimento gratuito ao contribuinte de baixa renda e propiciar educação fiscal à comunidade. O NAF UNIT Aracaju é um projeto de extensão da Universidade Tiradentes, com a participação de professores e acadêmicos, com contato e experiências profissionais efetivas no atendimento à comunidade. A abordagem da pesquisa foi quantitativa com aplicação no levantamento de dados dos serviços prestados bem como o número de atendimentos realizados em 2016 e 2017 através de uma análise. O resultado mostrou que houve um desenvolvimento na quantidade e no tipo de atendimento no ano de 2017 em relação a 2016. Foram realizados 363 atendimentos a mais, em um total de dezesseis tipos de serviços fiscais, com total determinância dos casos examinados. A conclusão do estudo é que essa parceria entre a universidade e Receita Federal do Brasil é de grande importância para a comunidade, pois proporciona informação e solução eficaz para os problemas do cidadão como também contribui para a formação de profissionais qualificados e cidadãos responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FABRETTI, L. C. Contabilidade tributária. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2000.

GRZYBOVSKI, D.; HAHN, T. G. Educação fiscal: premissa para melhor percepção da questão tributária. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 5, p. 842-851, 2006.

PERES, Clóvis Belbute; BRAVO, André de Magalhães. Construindo a ponte de ouro

entre a Receita Federal do Brasil e o contribuinte: os resultados de uma pesquisação.

Monografia prêmio de inovação e tecnologia, 2011.

PNEF (PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL). 2018. Educação Fiscal Disponível em <http://educacaofiscal.gov.br/educacao-fiscal-ajuda-a-alavancar-desenvolvimento-do-pais/>. Acesso em 30 de maio de 2018.

RECEITA FEDERAL. Institucional, 2018. Disponível em <http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/institucional>. Acesso em 30 de maio de 2018.

RECEITA FEDERAL. Educação Fiscal, 2018. Disponível em <http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educação-fiscal>. Acesso em 30 de maio de 2018.

RECEITA FEDERAL. Educação Fiscal, 2018. Disponível em: <http://idg.receita.fazenda.gov.br /acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/todos-juntos-contra-a-corrupcao/a-enccla-e-a-rfb>. Acesso em 30 de maio de 2018.

Downloads

Publicado

2019-02-15

Como Citar

Reis, E. da S., Gonçalves Santos, F. K., & da Silva, J. B. (2019). Trajetória de Serviços prestados à Comunidade pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) Unit Aracaju/SE. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9625

Edição

Seção

CON - Tema 01 - Contabilidade Financeira e Finanças corporativas