Balanced Scorecard em uma Escola da Rede Privada: uma proposta de ferramenta para gestão estratégica.
Palavras-chave:
Balanced Scorecard, Mapa estratégico, Indicadores de desempenho.Resumo
Na gestão estratégica competitiva, o grande desafio é alinhar o planejamento estratégico com o estabelecimento de medidas, metas e iniciativas para a realização dos objetivos empresariais. O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta que proporciona este alinhamento e fornece informações para o monitoramento do negócio e tomadas de decisão consistentes e ágeis. Considerando o exposto, este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de gestão estratégica para uma Escola da Rede Privada. A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva e quanto aos objetivos se considera exploratória. As estratégias de pesquisa utilizadas foram bibliográficas, documental e estudo de caso. Os resultados da pesquisa indicam que: (i) as estratégias da organização estão traduzidas em iniciativas e ações; (ii) os objetivos estratégicos foram transformados em metas operacionais; e (iii) o mapeamento estratégico da escola gerou uma visão geral das estratégias.
Downloads
Referências
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
HERRERO FILHO, E. Balanced scorecard e a gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Kaplan e Norton na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
NIVEN, P. R. Balanced Scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo os resultados. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
OLIVEIRA, D. de Pinho de. Planejamento estratégico: conceitos metodologia prática. 25 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SERRA, F.; TORRES, M. C. S.; TORRES, A. P. Administração estratégica: conceitos, roteiro prático e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Editores, 2003.
WU, S. I.; CHEN, J. H. The performance evaluation and comparison based on enterprises passed or not passed with ISO accreditation: an appliance of BSC and ABC methods. International Journal of Quality & Reliability Management, 29(3), 295-319, 2012.
ZAGO, Sílvio Luís da Silva. Balanced Scorecard como ferramenta na gestão do orçamento público: caso prático DMAE – Porto Alegre. Dissertação de Mestrado Profissional em Economia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2006.
ZANGOUEINEZHAD, A.; MOSHABAKI, A. Measuring university performance using a knowledge-based balanced scorecard. International Journal of Productivity and Performance Manage, 2011.