Fatores que Influenciam o Baixo Número de Vendas nas Organizações: um estudo numa empresa de serviços de engenharia e arquitetura
Palavras-chave:
Gestão de Vendas, Licitação, Precificação, Tomada de decisões.Resumo
O atual cenário de crise em que o Brasil se encontra vem impactando consideravelmente na redução do número de vendas das empresas, sobretudo, no setor privado, o que torna mais evidente a importância da gestão de vendas dentro das organizações. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi analisar quais os fatores que causam o baixo número de vendas numa empresa de serviços de engenharia e arquitetura em Aracaju/SE. Os objetivos específicos se constituíram de identificar se os preços praticados pela organização são competitivos; detectar se os objetivos da organização são coerentes com as licitações participadas; levantar se a organização apresenta erro nas documentações apresentadas no processo licitatório e identificar se as licitações participadas pela organização são vantajosas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e com abordagem quantitativa, que utilizou um questionário com instrumento de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que a empresa pesquisada não pratica preços competitivos com o mercado, que não é comumente desclassificada por erros de documentação, assim como a empresa participa de licitações que não são coerentes com seus objetivos e nem vantajosas para a mesma. A contribuição dessa pesquisa foi despertar o interesse da comunidade acadêmica e das empresas, a respeito da importância do tema gestão de vendas e como esta pode impactar no setor comercial. Devido à notoriedade do assunto, sugere-se pesquisas futuras que possam ampliar a amostra do trabalho.
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