Fatores que Influenciam o Baixo Número de Vendas nas Organizações: um estudo numa empresa de serviços de engenharia e arquitetura

Autores

  • André Lucas Matos Fraga Lima Universidade Tiradentes
  • Cleide Ane Barbosa da Cruz Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Érica Emília Almeida Fraga Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Gestão de Vendas, Licitação, Precificação, Tomada de decisões.

Resumo

O atual cenário de crise em que o Brasil se encontra vem impactando consideravelmente na redução do número de vendas das empresas, sobretudo, no setor privado, o que torna mais evidente a importância da gestão de vendas dentro das organizações. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa foi analisar quais os fatores que causam o baixo número de vendas numa empresa de serviços de engenharia e arquitetura em Aracaju/SE. Os objetivos específicos se constituíram de identificar se os preços praticados pela organização são competitivos; detectar se os objetivos da organização são coerentes com as licitações participadas; levantar se a organização apresenta erro nas documentações apresentadas no processo licitatório e identificar se as licitações participadas pela organização são vantajosas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória e com abordagem quantitativa, que utilizou um questionário com instrumento de coleta de dados. Os resultados evidenciaram que a empresa pesquisada não pratica preços competitivos com o mercado, que não é comumente desclassificada por erros de documentação, assim como a empresa participa de licitações que não são coerentes com seus objetivos e nem vantajosas para a mesma. A contribuição dessa pesquisa foi despertar o interesse da comunidade acadêmica e das empresas, a respeito da importância do tema gestão de vendas e como esta pode impactar no setor comercial. Devido à notoriedade do assunto, sugere-se pesquisas futuras que possam ampliar a amostra do trabalho.

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Biografia do Autor

André Lucas Matos Fraga Lima, Universidade Tiradentes

Graduando em Administração - Universidade Tiradentes

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda e Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual - Universidadde Federal de Sergipe - UFS

Érica Emília Almeida Fraga, Universidade Tiradentes

Doutoranda em Biotecnologia - Rede Nordeste de Biotecnologia ( RENORBIO) - Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe.Especialização em Gastronomia e Gestão em Serviços de Alimentação  pela Faculdade Serigy-Unirb, Aracaju-Se.Especialista em Artes Culinárias pelo Centro de Formacion Profesional Mausi Sebess, Argentina. Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Faculdade São Luís de França, Aracaju-Se. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professora do Curso de Administração, da Universidade Tiradentes (UNIT)

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Publicado

2019-02-15

Como Citar

Lima, A. L. M. F., Cruz, C. A. B. da, & Fraga, Érica E. A. (2019). Fatores que Influenciam o Baixo Número de Vendas nas Organizações: um estudo numa empresa de serviços de engenharia e arquitetura. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI. Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/9605

Edição

Seção

ADM - Tema 08 - Cenários Econômicos para Negócios