Criatividade e Inovação na Gastronomia: Subsídios para Empreender
Palavras-chave:
criatividade, inovação, gastronomia, empreendedorismo.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a importância da criatividade e da inovação para o empreendedorismo na gastronomia. Inovação, criatividade e empreendedorismo são termos recorrentes na literatura acadêmica e profissional. Em diferentes disciplinas e nos meios de comunicação de massa os termos surgem, são destacados enquanto solução dos mais variados problemas. Se o ser humano, como dizem alguns autores, é inviável como “criatura” plena de sentido, ainda assim é o ser da possibilidade porque sendo capaz de criar é também capaz de reinventar-se. Talvez essa seja a maior das possibilidades humanas: criar-se a si mesmo para então apreender e apropriar-se da realidade enquanto espaço dinâmico, cíclico e em construção. Criar exercita a nossa dimensão humana. A criatividade tem sido campo promissor, com estudos cada vez mais frequentes, mas com visível distância da produção internacional em relação à nacional, quando diz respeito à criatividade nas organizações. Já o empreendedorismo apresenta cenário próximo ao da inovação, com menos consolidação teórica, mas uma riqueza ainda maior de abordagens e o surgimento de grupos, linhas e revistas especializadas em grande número. A criação e a inovação foram sempre características decisivas na gastronomia. A bibliografia existente no âmbito da alta cozinha está em particular nos processos criativos através de modelos e conceitos que giram à volta do indivíduo e do contexto. A criatividade gastronômica é um processo contínuo através de todos os aspectos do trabalho gastronômico. Com ela, é possível inovar e ter êxito em um empreendimento.
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