A Importância da Formação de Redes de Distribuição para o Sucesso das Cooperativas de Agricultura Familiar
Palavras-chave:
Cooperativismo, Redes de Distribuição, Estratégias de LogísticaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da formação de redes de distribuição de produtos oriundos das cooperativas de agricultores familiares analisando os impactos no que tange a sua identidade e à gestão operacional, uma vez que o principal foco deste tipo de cooperativismo é atender às políticas públicas de compras governamentais. Para tanto, foi realizado um levantamento de referencial teórico e uma análise da situação atual das cooperativas de agricultura familiar. O resultado mostra que uma maior eficiência operacional, um melhor posicionamento da cooperativa e uma maior transparência entre os cooperados representa a diferença entre o sucesso ou não das cooperativas cujo foco é o atendimento a políticas públicas de aquisição de gêneros alimentícios.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Ricardo. Uma extensão para a agricultura Familiar – Anais. Brasília: PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), 1997, 222. p.
ALENCAR, E; MOURA FILHO, J. A unidade de produção agrícola e administração rural. Informe Agropecuário. Belo Horizonte, vol. 14, nº 157, 1988.
BAYLISS, B. Transport policy and planning: an integrated analytical approach. Washington: The World Bank, 1996. 68 p.
CORREA JÚNIOR, G. et al. Oferta de transportes: fatores determinantes do valor do frete e o caso das centrais de carga. In: CAIXETA FILHO, J. V.; MARTINS, R. S. (Orgs.) Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2001. cap. 4
LAUSCHNER, Roque. Agro-industria y desarrollo económico. Santiago, Universidad
de Chile, 1974. 160p.
LAUSCHNER, Roque. Cooperativismo e Agricultura Familiar. Outubro de 1994.