Marketing: Um Novo Diferencial no Universo Contábil
Palavras-chave:
Marketing, Contabilidade, Cliente.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de verificar de que forma o marketing pode ser útil, enquanto aliado da contabilidade. Para tanto, foram analisadas ferramentas do marketing para que fosse possível demonstrar sua influência na construção de uma marca e na conquista e fidelização de clientes. Este estudo tem como principais objetivos: verificar como o marketing pode ser útil na construção de uma marca na contabilidade; apontar o marketing como aliado contábil, esclarecendo seu entendimento e aplicação e sugerir possibilidades para introduzir o marketing na contabilidade. O presente estudo pode ser justificado pela importância que o marketing, ao ser implantado na contabilidade, pode representar visando perspectivas para o futuro do profissional de contabilidade. Ademais, o marketing, quando introduzido na contabilidade, pode potencializar a relação entre clientes e contadores. Desse modo, o estudo analisou artigos publicados relacionados ao marketing e à contabilidade. Os métodos utilizados foram à pesquisa descritiva, a partir de levantamento bibliográfico. Nesse sentido, foram apresentadas possibilidades que evidenciam o marketing como aliado da contabilidade. Por fim, o estudo apresenta, como contribuição propositiva, o Plano de marketing, uma das principais ferramentas do marketing que pode potencializar as ações da área de contabilidade, agregando valor aos serviços e ampliando o potencial de criação de valor e vantagem competitiva.