Marketing de Relacionamento para a Satisfação e Fidelização de Clientes de Planos Odontológicos
Palavras-chave:
Marketing de Relacionamento, Satisfação do Consumidor, Planos odontológicos.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor estratégias de Marketing de Relacionamento que colaborem para a busca da satisfação e fidelização dos clientes das Empresas de Planos Odontológicos, com base na identificação do perfil do cliente e na mensuração do seu atual nível de satisfação, para posteriormente sugerir melhorias que contribuam para tornar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes cada vez mais satisfatório. O estudo utilizou referencial bibliográfico para embasar a pesquisa realizada em uma operadora de plano odontológico sediada em Aracaju (SE). Foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo considerando que o uso dos dois colaboraria para melhores resultados. Com a análise dos dados pode-se constatar que os associados do plano são em sua maioria homens jovens e que o serviço prestado pela operadora é considerado satisfatório pela maioria dos associados, com ressalvas específicas em relação a algumas partes do processo de atendimento, que também foram apresentadas ao decorrer deste artigo. Utilizando as respostas subjetivas obtidas na aplicação do questionário tipo Survey, com enfoque nas reclamações e críticas, é que foram elaboradas sugestões de melhorias apresentadas posteriormente para a empresa. Conclui-se, por fim, que a operadora pode utilizar pequenas modificações para aumentar a já existente satisfação dos clientes.