Marketing de Relacionamento para a Satisfação e Fidelização de Clientes de Planos Odontológicos

Autores

  • Barbara Raquel Batista Moura Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE Universidade Tiradentes - UNIT
  • Antonio Karlos Araújo Valença Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE
  • Larissa Soares de Queiroz Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Marketing de Relacionamento, Satisfação do Consumidor, Planos odontológicos.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo propor estratégias de Marketing de Relacionamento que colaborem para a busca da satisfação e fidelização dos clientes das Empresas de Planos Odontológicos, com base na identificação do perfil do cliente e na mensuração do seu atual nível de satisfação, para posteriormente sugerir melhorias que contribuam para tornar o relacionamento entre a empresa e os seus clientes cada vez mais satisfatório. O estudo utilizou referencial bibliográfico para embasar a pesquisa realizada em uma operadora de plano odontológico sediada em Aracaju (SE). Foram utilizados os métodos quantitativo e qualitativo considerando que o uso dos dois colaboraria para melhores resultados. Com a análise dos dados pode-se constatar que os associados do plano são em sua maioria homens jovens e que o serviço prestado pela operadora é considerado satisfatório pela maioria dos associados, com ressalvas específicas em relação a algumas partes do processo de atendimento, que também foram apresentadas ao decorrer deste artigo. Utilizando as respostas subjetivas obtidas na aplicação do questionário tipo Survey, com enfoque nas reclamações e críticas, é que foram elaboradas sugestões de melhorias apresentadas posteriormente para a empresa. Conclui-se, por fim, que a operadora pode utilizar pequenas modificações para aumentar a já existente satisfação dos clientes.

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Biografia do Autor

Barbara Raquel Batista Moura, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE

Bacharel em Administração pela FANESE - Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Rodrigo Cesar Reis de Oliveira, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE Universidade Tiradentes - UNIT

Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração da UFBA (NPGA-UFBA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da UFPE (PROPAD-UFPE)

Antonio Karlos Araújo Valença, Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE

Graduado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE). Aluno especial do Programa de Pós Graduação em Adminitração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Larissa Soares de Queiroz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Adminitração (PROPADM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

Moura, B. R. B., Oliveira, R. C. R. de, Valença, A. K. A., & Queiroz, L. S. de. (2017). Marketing de Relacionamento para a Satisfação e Fidelização de Clientes de Planos Odontológicos. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/8132