Estratégias Competitivas de Escritórios de Contabilidade de Aracaju frente às Mudanças no Cenário Contábil: um estudo à luz da visão baseada em recursos.

Autores

  • Cristina Ribeiro de Lisboa Sucupira
  • Flávia Karla Gonçalves Santos
  • Jefferson Reis Guimarães Andrade
  • Laudelino Luiz Castro Tanajura

Palavras-chave:

Escritórios de Contabilidade, Novas Tecnologias, SPED, Estratégias, VBR.

Resumo

Um novo cenário surgiu para os profissionais de Contabilidade que trabalham no Brasil, uma vez que o país vive um momento de evolução diante das inovações trazidas com a implantação das novas tecnologias. Destaca-se que os escritórios de contabilidade estão passando por várias adequações do ponto de vista tecnológico, operacional e de capacitação de profissionais para atender às necessidades de seus clientes e cumprir com as novas obrigações do governo por meio da transmissão do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) em que o fisco procura obter das organizações informações fidedignas e em tempo real. Empresas investem em tecnologia para acelerar processos, reduzir custos e aumentar a lucratividade. O objetivo desse estudo foi verificar se os escritórios de contabilidade de Aracaju utilizam a tecnologia disponibilizada como um diferencial estratégico da organização para atender às expectativas e necessidades de seus clientes à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR). Trata-se de um estudo de casos múltiplos de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os gestores selecionados e os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Por fim, concluiu-se que a formulação de estratégias nos escritórios de contabilidade de pequeno e médio porte ocorre de acordo com as necessidades do mercado em que atuam. Percebeu-se que os escritórios de Aracaju já utilizam as novas tecnologias para auxiliar na adequação e geração de arquivos digitais e atender as necessidades dos clientes, além de cumprir com as exigências do fisco com a qualidade e agilidade esperada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Sucupira, C. R. de L., Santos, F. K. G., Andrade, J. R. G., & Tanajura, L. L. C. (2017). Estratégias Competitivas de Escritórios de Contabilidade de Aracaju frente às Mudanças no Cenário Contábil: um estudo à luz da visão baseada em recursos. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/8095

Edição

Seção

ADM - Tema 02 - Estratégias Empresariais e Comunicação Organizacional