Eficiência na gestão fiscal: repercussões da lei de responsabilidade fiscal

Autores

  • Jandira Dantas dos Santos Universidade Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Orçamento público. Lei de Responsabilidade Fiscal. Administração Pública. Alagoinhas. Tribunal de Contas.

Resumo

A participação do Estado no desenvolvimento da sociedade é uma prática indissolúvel e, portanto, uma boa Administração Pública com base nos ideais de um Estado de bem estar social e a valorização dos direitos fundamentais tem tudo para minimizar as desigualdades sociais impostas pelo sistema capitalista. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar resultados sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal no município de Alagoinhas-BA, durante o período de 2001 a 2005, sendo constatado que o orçamento público, com a participação essencial do agente de controle externo executado pelo Tribunal de Contas, foi reestruturado e garantiu a este município possibilidades de operações de crédito em virtude do equilíbrio das contas públicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jandira Dantas dos Santos, Universidade Tiradentes - UNIT

Doutoranda em Políticas Sociais e Cidadania, Mestre em Bioenergia, professora da UNIT

Referências

CASTRO JUNIOR, Chico. Você no controle. Salvador, Tribunal de Contas do Estado da Bahia, 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GIACOMONI, James. Orçamento Público. 16.ed. São Paulo: Atlas, 2012.

GIUBERTI, A.; C. Lei de Responsabilidade Fiscal: efeitos sobre o gasto com pessoal dos municípios brasileiros. ENANPEC, 2005.

MAPA DE ALAGOINHAS. Disponível em <http://www.weather-forecast.com/locations/Alagoinhas> acesso em 25 jun 2017.

MARCOLIN, Rejane Viana Sales. Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal na qualidade da gestão fiscal do município de Alagoinhas-Ba no período de 2001/2010. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado Acadêmico em Administração, Universidade Salvador – UNIFACS, 2012.

MARTINS FILHO, Luiz Nestor. Eficiência na Gestão Fiscal: um estudo sobre a arrecadação de receitas próprias do município de Alagoinhas/BA entre 2001/2006. Dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Administração, Universidade Federal da Bahia, 2007.

MATIAS-PEREIRA, José. Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MELO, Verônica Vaz de. Tribunal de contas: história, principais características e importância na proteção do patrimônio público brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 98, mar 2012. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11198>. Acesso em jul 2017.

NASCIMENTO, E. R.; DEBUS, I. Lei complementar 101 de 2000: entendendo a lei de responsabilidade fiscal. Brasília, jul. 2001.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: EPUB, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

dos Santos, J. D. (2017). Eficiência na gestão fiscal: repercussões da lei de responsabilidade fiscal. Congresso De Gestão, Negócios E Tecnologia Da Informação – CONGENTI, 1(1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/congenti/article/view/8019

Edição

Seção

CON - Tema 03 - Controladoria e Contabilidade Gerencial